TOP 20 métodos para umidificar o ar em uma sala com as próprias mãos em casa
A umidade do ar é o conteúdo de vapor de água que ele contém. Para que uma pessoa se sinta confortável, esse número deve ser de 40 a 60%. Uma pessoa passa a maior parte do dia em cômodos, cuja umidade depende em grande parte não do ambiente natural fora da janela, mas do funcionamento do aquecimento e de outros aparelhos. A secagem excessiva ao ar afeta negativamente o seu bem-estar. Vamos ver como umidificar o ar de uma sala sem usar dispositivos especiais.
O que a falta de umidade necessária pode levar
O corpo humano tem uma capacidade fantástica de se adaptar a todas as condições. É por isso que as pessoas se estabeleceram em todas as regiões da Terra - dos desertos secos aos trópicos úmidos e à zona equatorial. Mas isso não significa que todas as condições sejam igualmente benéficas e não prejudiquem o corpo.A baixa umidade causa muitos problemas de saúde.
Doenças do sistema respiratório
O ar seco, entrando nos brônquios e pulmões, seca o epitélio, causando tosse intensa. As funções protetoras das membranas epiteliais são perdidas, bactérias e vírus se multiplicam rapidamente, causando doenças de todas as partes do sistema respiratório.
O aparecimento de coriza, sinusite e sinusite
A falta de umidade leva à secagem das membranas mucosas das passagens nasais, perturbação da microflora natural. Rinite, sinusite e sinusite de natureza alérgica se desenvolvem.
As membranas mucosas inflamadas tornam-se um terreno fértil para doenças bacterianas, fúngicas e virais do nariz.
envelhecimento rápido da pele
A evaporação da umidade da pele, com falta de umidade, ocorre de maneira especialmente rápida. A pele fica áspera, coberta de rebarbas, escamas. Muitos coceira, a epiderme fica inflamada. O ressecamento da pele causa envelhecimento rápido, aparecimento de rugas.
Cabelos opacos e quebradiços
O cabelo e o couro cabeludo reagem rapidamente ao ar seco. A falta de hidratação deixa o cabelo opaco, quebra mais rápido, eletrifica, pontas duplas.
Reações alérgicas
O vapor de água no ar liga a poeira, tornando-a menos volátil. Ele não entra nas vias aéreas tão rapidamente. Em baixa umidade, as pessoas são mais propensas a desenvolver reações alérgicas a vários componentes do ar. O ar seco é especialmente perigoso para pessoas com asma alérgica.
Diminuição da imunidade
A pele e as membranas mucosas são as defesas naturais de todo o corpo. Eles atendem a todos os patógenos e impedem sua penetração no interior. Com baixa umidade, não apenas a imunidade local, mas também geral é perdida.Além disso, a falta de umidade leva à rápida multiplicação em salas fechadas de certos agentes infecciosos.

Todos os tipos de problemas oculares
As membranas mucosas dos olhos perdem a umidade, os olhos geralmente ficam vermelhos, cansam-se rapidamente e a conjuntivite alérgica é associada a infecções. Usar lentes de contato torna-se um tormento - elas secam, você sente desconforto e queimação nos olhos.
Importante: as consequências mais perigosas da baixa umidade para o corpo são a falta de oxigênio, aumento da fadiga e dificuldades no trabalho do coração.
O que é umidade e como medir
A umidade do ar de 40-60% é considerada a mais favorável para a saúde e confortável para o bem-estar. Esse indicador em apartamentos de inverno com sistemas de aquecimento em funcionamento só pode ser mantido artificialmente.
Você pode medir a umidade com dispositivos especiais - higrômetros. Na ausência de um dispositivo, um teste simples pode ser realizado. Um copo de água é resfriado na geladeira a 3-5°. Este campo fica exposto na sala, longe dos radiadores. Verifique a reação após 5 minutos na sala:
- O vidro embaçado secou durante esse tempo - o ar está seco.
- Permaneceu com gotículas de água - dentro dos limites normais.
- As gotas se acumularam nos riachos e escorreram - a umidade é alta.
A maioria das pessoas sente falta de umidade no apartamento ao desejo de lamber constantemente os lábios, pele seca nas mãos e no rosto. A garganta seca, muitas vezes quer tomar um gole de água, embora não haja sede. A roupa molhada e os itens secam em tempo recorde, e as pontas das folhas das plantas ficam amarelas e onduladas.

Métodos de umidificação doméstica sem um umidificador
É possível tornar o ar do apartamento mais úmido e agradável para os moradores sem dispositivos especiais. Os métodos tradicionais são baratos, simples e práticos. A estação de aquecimento na Rússia é longa, durante todo esse tempo vale a pena lutar contra o ar seco para evitar problemas de saúde.
Aeração
A maneira mais eficaz de aumentar a umidade em um apartamento é arejar regularmente as instalações. Dá bônus adicionais em comparação com outros meios - fornecimento de oxigênio, eliminação de odores, redução do teor de dióxido de carbono.
Ao sair de casa, vale deixar as janelas, aberturas, travessas abertas, isso igualará a umidade com o nível da rua. Em casa, mantenha as janelas abertas em quartos vazios para evitar pegar um resfriado do frio lá fora.
Limpeza molhada
A limpeza úmida regular pode aumentar o índice de umidade. Não pressione o pano com muita força ao limpar o chão, as mesas e os parapeitos das janelas. Este método é bom para donas de casa trabalhadoras, porque a umidade seca rapidamente, o efeito deste método não dura muito.
Uma vantagem adicional do método é a remoção da poeira, que costuma causar alergias no inverno.

Tanques de água
Os recipientes de água são usados para umidificar as instalações. Para aumentar a evaporação, eles são colocados perto de radiadores de aquecimento. Um balde, uma bacia, uma panela com uma grande superfície aberta, ao lado do radiador, ajudará a saturar a sala com umidade.
Um bom efeito é dado por tanques especiais ligados às baterias.
A umidade evapora ainda mais rápido, aumentando a umidade do ar. Você pode colocar vasos de água nas mesas.
A desvantagem do método é que a água deve ser trocada regularmente e os recipientes devem ser bem lavados, pois forma-se uma placa nas paredes devido à água seca.
Pano úmido nas baterias
Uma maneira rápida de umedecer uma sala é pendurar um pano úmido sobre as baterias. A evaporação ocorre rapidamente, o tecido seca, o ar fica mais úmido. Para sentir o resultado, o tecido deve ser grande (lençol, toalha).
A desvantagem do método é que o tecido terá que ser umedecido regularmente e panos pendurados não melhorarão a aparência da sala.

Pulverizadores de água
Bicos finamente espalhados umidificam bem o ar. Você pode andar com segurança pela casa e borrifar água nas laterais. Isso ajudará a melhorar a leitura da umidade e a remover a poeira do ar.
Secagem de roupa
Ao secar a roupa, a humidade aumenta de forma simples, natural e sem adornos. Não esprema muito a roupa, é melhor definir a centrifugação mínima nas máquinas de lavar automáticas. Como as donas de casa costumam se lavar, a secagem ajudará a melhorar a umidade do apartamento.
Plantas de interior
As plantas de interior criam um microclima nos apartamentos, não apenas fornecem oxigênio à habitação, mas também evaporam a umidade. A água para flores caseiras é despejada em paletes, guardada para colocação em recipientes especiais. Os verdes são pulverizados regularmente, as folhas são lavadas. Tudo isso contribui para o aumento da umidade nos apartamentos.
Considere as melhores culturas internas tradicionalmente usadas para umidificar ambientes.
Nephrolepis
A poderosa samambaia é uma das melhores plantas de casa; muitas vezes é cultivada em locais públicos para purificar o ar de poeira e radiação. A folhagem densa e abundante cria um microclima que afeta favoravelmente o teor de umidade na sala. Uma planta pode purificar o ar de um apartamento inteiro.
Fatsia
Folhas grandes de fatsia afastam a umidade, esverdeiam apartamentos e escritórios e purificam o ar. É útil pulverizar folhagem lisa - assim os benefícios da planta serão máximos.

Cyperus
Um grande amante da água - Cyperus, também chamado de guarda do pântano. A planta é mantida constantemente úmida, como o arroz, gosta de ficar na água, mas ela mesma evapora muita umidade no ar. Cyperus é recomendado para melhorar a troca de gás de água em ambientes com baixa umidade. Durante a estação de aquecimento, a planta é capaz de melhorar a composição do ar.
Sparmania
A Sparmania é uma verdadeira árvore de interior, com folhagem abundante e larga. Uma flor bem cuidada limpa a poeira do apartamento, aumenta o teor de umidade nas instalações e libera oxigênio.
Ficus
Folhas lisas de ficus emitem muita umidade, purificam o ar de fenóis e benzols. O Ficus Benjamin é particularmente popular, pois é cultivado em prédios de escritórios e apartamentos para filtrar e umidificar o ar.
Dracaena
Dracaena é justamente considerado um filtro para purificação do ar - destrói bactérias patogênicas, remove fenóis, compostos de amônia e formaldeídos. A folhagem abundante satura os quartos com umidade, regula a composição do oxigênio.
hibisco
Uma planta de casa útil, além das propriedades medicinais, cura bem as instalações, liberando fitoncidas. A folhagem abundante evapora a umidade, cria um microclima favorável ao redor da planta.
Importante: as plantas de interior devem ser lavadas regularmente, umedecidas e a água das cubas trocada, para que suas propriedades se manifestem e se beneficiem plenamente.

fontes
Fontes bonitas não apenas encantam os olhos e acalmam o sistema nervoso, mas também aumentam a umidade. É especialmente importante ligá-los durante a operação dos aquecedores - eles irão refrescar e curar o ar. O principal é adicionar água a tempo.
aquário doméstico
A evaporação está ocorrendo constantemente a partir da grande área de superfície da água do aquário, é um meio natural de umidificação. Montar um aquário para aumentar a umidade é um método muito questionável. Manter peixes e outros habitantes requer não apenas conhecimento, mas também custos tangíveis. Um umidificador é muito mais barato.
Observe também que é recomendável cobrir os aquários com uma tampa, o que reduz consideravelmente a evaporação.
Banheiro
O excesso de umidade nos banheiros pode ser usado para aumentar o teor de umidade de todo o apartamento. Depois de tomar banho, você não pode drenar a água imediatamente, abra a porta para que os vapores se espalhem pelos cômodos e não saiam pelos respiradouros.
Você também pode ligar um banho quente abrindo a porta do banheiro. Isso aumentará rapidamente o teor de água do ar.

Água fervente
Se você esquecer a chaleira no fogão, as gotas de água cobrirão todas as paredes. Quando fervida, a água evapora rapidamente, aumentando a umidade do ar. Esta é outra forma de umidificar os ambientes, mas é bastante perigosa.
Você não deve usar o método regularmente - os produtos da combustão do gás envenenam o ar, existe o risco de esquecer a chaleira, estragá-la ou iniciar um incêndio.
Importante: o vapor quente danifica móveis e utensílios de cozinha, o papel de parede incha e pode descolar das paredes.
hidrogel
Grânulos de hidrogel decorativos vibrantes usados para regular a umidade do solo durante o crescimento da planta podem ser usados para umidificar o ar. Eles são enchidos com água e expostos em vasos espalhados pelo apartamento.
Este produto é inofensivo, não tóxico, libera umidade, os grânulos aumentam o teor de vapor de água no ar. Adicione regularmente água fresca.

umidificador faça você mesmo
Se o ar seco afeta negativamente o bem-estar das famílias e leva a uma deterioração da saúde, é melhor não contar com eventos únicos e um aumento de umidade de curto prazo de forma ineficiente. É hora de construir um umidificador que funcione o tempo todo.
Para fazer artesanato você vai precisar de:
- capacidade que não tem medo de estar perto da bateria (resistente ao calor). Alternativamente - uma garrafa de plástico;
- arame, corda ou barbante para fixação no radiador;
- tecido solto (gaze, bandagem larga - cerca de um metro de comprimento).
Um furo de 5 a 7 por 10 a 15 centímetros é feito na lateral da garrafa. A garrafa é fixada horizontalmente a um radiador ou tubo quente pelas extremidades.
O tecido é dobrado em uma fita de 8 a 10 centímetros de largura (é conveniente usar um curativo em várias camadas). As bordas são enroladas no tubo ou colocadas em um radiador, e a parte central é abaixada na abertura da garrafa. Encha a garrafa com água. A água subirá no tecido e aumentará a área de evaporação.
É melhor esconder um umidificador caseiro com tule, atrás de móveis ou de outra forma. Você pode ser inteligente e dar ao dispositivo uma aparência estética. É importante que seja conveniente aproximar-se do umidificador - a água deve ser reabastecida regularmente, você também precisará trocar periodicamente o tecido e limpar o tanque de água.
Durante uma longa estação de aquecimento, todos os métodos para aumentar a umidade no apartamento devem ser usados. Ao arejar, as plantas de interior também tornam o ar mais limpo e mais oxigenado. A umidade normal ajudará a evitar doenças, deterioração da saúde, perda de imunidade, manter o tom e o desempenho.


