Instruções sobre como fazer um jardim de pedras com as próprias mãos

Existem muitas maneiras de tornar o espaço próximo à sua casa harmonioso, confortável e aconchegante. Um dos mais interessantes é criar um jardim de pedras incomum com as próprias mãos. Vamos ver o que é, que filosofia há nele, de acordo com quais princípios equipá-lo, bem como cuidar adequadamente dele. Também conheceremos outros tipos de jardins de pedra que decoram qualquer casa de veraneio.

história de origem

O jardim de pedra é uma herança do Oriente e é parte integrante da arte do Zen Budismo. Esta decoração de paisagem japonesa cria uma atmosfera agradável de harmonia e relaxamento absoluto.

Apareceu na antiguidade, no período Muromachi. Na terra do sol nascente, a pedra era objeto de adoração. De acordo com as filosofias do confucionismo e do budismo zen, é dotado de uma energia poderosa que incorpora harmonia, serenidade e tranquilidade.

O jardim de pedra é uma herança do Oriente e é parte integrante da arte do Zen Budismo.

É conhecido por dois nomes no Japão. Karesansui significa literalmente "montanhas e águas secas" e "sekitei" significa jardim de pedra.Existe uma lenda sobre um marinheiro que salvou uma tartaruga. Em sinal de gratidão, ela mostrou a ele uma das três ou cinco ilhas onde vivem os imortais. Daí a exigência do número de pedras - três ou cinco - mas, em qualquer caso, o número deve ser ímpar.

Inicialmente, pequenas composições de pedra foram instaladas no território dos mosteiros japoneses. Mais tarde, eles se tornaram um elemento único do projeto paisagístico.

Princípios básicos de design

Ao projetar um jardim de pedra no país, vários princípios básicos devem ser levados em consideração:

  1. A composição de pedra é orientada em torno de um ponto de contemplação. Deve ser escolhido em função da hora do dia em que a pessoa prefere relaxar no jardim.
  2. O número de pedras grandes deve ser ímpar.
  3. Pedras de diferentes tamanhos (grandes e médios) podem ser dispostas em composições compostas por três peças. No entanto, uma sequência clara não é necessária.
  4. É importante manter um equilíbrio entre áreas preenchidas e vazias. É inaceitável empilhar pedras. Plantas verdes e pedrinhas devem ser usadas para preencher o espaço entre as pedras grandes.
  5. Na parte central da composição, a assimetria é encorajada.
  6. Independentemente de sua forma e tamanho, as pedras devem ter a aparência mais natural e natural. Os espécimes de bordas afiadas devem parecer que saíram de um penhasco, e os espécimes arredondados e lisos devem se assemelhar à beira-mar.
  7. A maioria das pedras é posicionada horizontalmente, não verticalmente.
  8. Idealmente, a composição consiste em três planos harmoniosos - primeiro plano, meio e fundo. As rochas mais bonitas e expressivas devem ser colocadas na frente. No meio, é bom ter pedrinhas e na parte de trás traçar um caminho que leva ao longe.

A composição de pedra é orientada em torno de um ponto de contemplação.

como escolher pedras

Ao escolher pedras para criar um jardim de pedras japonês, você deve considerar vários pontos importantes:

  1. Visual natural e natural. A presença de musgo na superfície das pedras, vestígios de lixiviação é favorecida.
  2. Uma paleta de cores única, que pode ser clara ou escura, dependendo de suas preferências pessoais. Não é recomendado misturar espécimes de cores e tonalidades diferentes entre si. Uma exceção são os seixos, que podem ser de cor mais clara em comparação com pedras maiores. Pedras coloridas brilhantes não são adequadas para tais composições.
  3. A textura das pedras selecionadas também deve estar em harmonia. Instâncias com superfícies lisas e rugosas e porosas não podem ser combinadas umas com as outras.

A textura das pedras selecionadas também deve estar em harmonia.

Requisiçao de serviço

Para fazer você mesmo um jardim de pedras bonito e harmonioso, você precisa seguir uma certa sequência de trabalho:

  1. Escolha um local apropriado.
  2. Desenhe os contornos da futura composição de pedra usando cavilhas afiadas e uma corda esticada. Não existem regras quanto à escolha da forma do jardim, pode ser arbitrária.
  3. Nivele a base e, usando uma pá de baioneta, remova cuidadosamente a camada superior de dez a quinze centímetros de espessura.
  4. Puxe as raízes das ervas daninhas para fora do solo. Em seguida, umedeça o solo e deixe neste estado por uma semana. Nesse período, podem surgir ervas daninhas, que a princípio passaram despercebidas.
  5. Além disso, realize o tratamento do solo com preparações herbicidas eficazes.
  6. Drene o solo para garantir uma melhor drenagem da água.Para fazer isso, um local é desenterrado e o fermento é adicionado à composição do solo - pode ser tijolo ou lascas de granito, ou meios como vermiculita e argila expandida.
  7. Caso pretenda plantar plantas, é aconselhável adicionar turfa e fertilizantes ao solo.
  8. Coloque os geotêxteis no fundo da vala preparada. Sua propriedade importante é suprimir o crescimento de ervas daninhas.
  9. Espalhe uma camada de areia (travesseiro) com pelo menos cinco centímetros de espessura.
  10. Cubra uniformemente a área com cascalho ou seixos até o nível do solo.
  11. Faça pegadas para colocar pedras de rocha.
  12. Usando um projeto pré-preparado, coloque pedras no território.
  13. Despeje água em cascalho ou seixos para garantir uma melhor remoção. Para cada metro quadrado - um balde de água.
  14. Usando um ancinho, crie uma imitação de ondas na superfície das pedras.
  15. Se desejar, coloque uma pequena borda nas bordas do jardim de pedra, o que evitará a lavagem acidental das pedras.

Seleção de plantas

Para tornar o espaço mais vivo, harmonioso e atraente, é necessário escolher as culturas vegetais certas, combinadas com pedras.

Acima de tudo, as opções subdimensionadas são adequadas para esses fins, que podem ser plantadas isoladamente ou em pequenos grupos.

As escolhas ideais para um jardim de pedras são:

  • tuja;
  • se;
  • zimbros;
  • freixo anão da montanha, pinheiro, salgueiro e bétula;
  • bérberis;
  • dogwood.

Acima de tudo, as opções subdimensionadas são adequadas para esses fins, que podem ser plantadas isoladamente ou em pequenos grupos.

Entre as plantas herbáceas adequadas estão:

  • açafrão;
  • edelvaisse alpino;
  • Não me esqueça;
  • gerânio;
  • Ibérico;
  • cereais;
  • culturas de cobertura do solo;
  • saxifrage.

O plantio da cultura deve ser feito antes que o local seja coberto com cascalho, entulho ou seixos.

O plantio da cultura deve ser feito antes que o local seja coberto com cascalho, entulho ou seixos.

Uso de tanque

Um pequeno lago, bem emoldurado com pedras, tornará o espaço mais harmonioso e sereno.

Para criá-lo corretamente, você deve:

  1. Escolha um local adequado no site. Árvores grandes e outras plantações não devem ser colocadas perto do futuro reservatório.
  2. Na superfície da terra, descreva a forma desejada do tanque de acordo com o plano.
  3. Marque os contornos cravando estacas afiadas e puxando a corda.
  4. Cave um buraco com pelo menos meio metro de profundidade. Nesse caso, sua forma pode ser arbitrária.
  5. Retire as ervas daninhas com as raízes e compacte o solo.
  6. Adicione uma camada de 10 cm de areia e soque tudo novamente.
  7. Obtenha impermeabilização eficaz usando folhas de PVC ou borracha butílica durável. Fora do futuro tanque, o material de impermeabilização deve se estender por cerca de meio metro em todos os lados. Você pode disfarçar e decorar esse elemento colocando pedrinhas bem escolhidas ao redor do tanque.
  8. A última etapa do arranjo é plantar plantas e preenchê-lo diretamente com água.

Um pequeno lago, bem emoldurado com pedras, tornará o espaço mais harmonioso e sereno.

Decoração adicional

Elementos decorativos bem escolhidos vão decorar a paisagem e fazer uma companhia harmoniosa de blocos de pedra.

lanternas de pedra

As lanternas de pedra são um elemento paisagístico popular no Japão. Eles consistem em uma base, um suporte, uma caixa de luz, um suporte de caixa de luz e um teto. Há uma pequena vela dentro da câmara de luz, cuja chama balança e cria uma atmosfera de mistério.

As lanternas de pedra são um elemento paisagístico popular no Japão.

pontes

As mais relevantes são as pontes do jardim, onde existe uma pequena albufeira. Espécimes de pedra ou madeira são atraentes.

Cercas opacas

As cercas feitas de materiais opacos são essenciais para criar uma atmosfera íntima, intimista, calma e serena.

As cercas feitas de materiais opacos são essenciais para criar uma atmosfera íntima, intimista, calma e serena.

Tskubai

Lindas tigelas tradicionais japonesas de baixa altura, feitas de pedra, são chamadas de tskubai.Agora eles recebem o papel de decoração e decoração, mas antigamente eram usados ​​\u200b\u200bpara lavar as mãos.

Objetos de topiaria

Eles vão complementar o jardim de pedras e torná-lo mais bonito e animado, cortando habilmente figuras verdes nos arbustos.

Eles vão complementar o jardim de pedras e torná-lo mais bonito e animado, cortando habilmente figuras verdes nos arbustos.

Regras de cuidado

Para que o jardim ornamental seja agradável aos olhos e não perca sua aura única, é importante cuidar dele de maneira adequada e regular.

Coleta de lixo

A cobertura de cascalho do jardim de pedras costuma estar suja. Para limpá-lo, é aconselhável usar um ancinho de metal e uma escova de cerdas duras. Se o cascalho não estiver suficientemente compactado, remova os detritos manualmente.

A cobertura de cascalho do jardim de pedras costuma estar suja.

capina

A capina regular eliminará as ervas daninhas e impedirá um novo crescimento.

Cuide das plantas

As plantas plantadas em um jardim ornamental precisam de rega regular completa. No início, eles exigem uma grande quantidade de umidade. No futuro, a frequência da rega deve ser reduzida. Para evitar problemas, recomenda-se dar preferência a plantas facilmente tolerantes à seca e pouco exigentes quanto à qualidade e composição do solo.

As plantas plantadas em um jardim ornamental precisam de rega regular completa.

Tipos alternativos de jardins de pedra

Vamos nos familiarizar com as variedades mais populares e espetaculares de jardins de pedra.

jardim de pedras

Rockeries são réplicas em miniatura da paisagem rochosa natural. Se não houver encostas ou colinas naturais no local, você mesmo terá que construí-las. Outro nome para este elemento paisagístico é uma colina rochosa.

Rockeries são réplicas em miniatura da paisagem rochosa natural.

jardim de pedras

Ao contrário de um jardim ornamental, um jardim ornamental não precisa de escorregador. É caracterizada por um relevo uniforme e tamanho pequeno.

inclinou-se

O jardim em terraços de pedra tem paredes horizontais e terraços.Combina as características de um jardim ornamental, degraus de pedra e muros de contenção. Mais adequado para arranjo em áreas com terreno difícil.

O jardim em terraços de pedra tem paredes horizontais e terraços.

Cascalho

Esta opção parece um clássico jardim japonês, mas não há pedras. Apenas cascalho, flores e sempre-vivas, plantadas em ordem aleatória. Mais adequado para áreas compactas.

Imitação da paisagem natural

Uma imitação de paisagens naturais de montanha parece vantajosa na casa de verão. Isso exigirá pedras grandes e bonitas, uma abundância de vegetação e itens de decoração de jardim. Todos os elementos são colocados em nenhuma ordem particular.

Uma imitação de paisagens naturais de montanha parece vantajosa na casa de verão.

mini-jardim

Um mini jardim de pedra é adequado tanto em apartamentos na cidade quanto em chalés de verão. Para criar, você precisará de um vaso de tamanho médio, algumas pedras e plantas perenes anãs.

Um mini jardim de pedra é adequado tanto em apartamentos na cidade quanto em chalés de verão.

Exemplos de soluções prontas

Aqueles que desejam organizar um belo jardim de pedra em uma cabana de verão ou terreno pessoal devem prestar atenção a exemplos famosos.

O jardim de pedras do Templo Reanji, criado em Kyoto nos séculos XIV-XVI, tem a forma de uma área retangular densamente preenchida com cascalho. Na superfície há uma imitação de ondas e são colocadas quinze pedras, divididas em cinco grupos.

O jardim zen nos arredores da cidade termal tcheca de Karlovy Vary foi criado em 1998. A composição em forma de círculo dividido por uma linha central é obra do arquiteto Kinji Nomura. O cascalho branco simboliza o oceano. Uma pedra tem a forma de um navio. Na parte central da composição está uma lanterna simbolizando a luz e a ajuda aos que se desviaram.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha