Como colar folheado em casa, a escolha das melhores ferramentas e tecnologia de instalação
As pessoas costumam se interessar em como colar verniz. Para ter sucesso neste negócio, você deve seguir rigorosamente as recomendações básicas. Primeiro de tudo, você precisa selecionar corretamente a composição do procedimento. Para fixar esse tipo de revestimento, é permitido o uso de diversas substâncias. O estrito cumprimento das regras de aplicação não é desprezível.
Os principais tipos de verniz
Veneer é uma fina camada de madeira. A substância é um material absolutamente natural, que possui diversas variedades:
- Standard - em carvalho, cerejeira, nogueira. Outros tipos de madeira também podem ser usados.
- Especial - feito de espécies de madeira raras e valiosas.
- Raízes cortadas de espécies interessantes - este material não é adequado para a produção de móveis, mas possui uma textura interessante. Esta categoria inclui murta ou eucalipto.
- Exclusivo - caracterizado por uma textura incomum e tamanhos fora do padrão.
O material também pode diferir na forma de corte e métodos de processamento. Na maioria das vezes é usado na indústria de móveis.Freqüentemente, a substância é colada em paredes ou painéis de fachada. As portas folheadas parecem reais.Esta substância é caracterizada por sua excelente aparência. É permitido ser fixado em várias superfícies de madeira. Além disso, a substância se destaca por seu preço acessível. Portanto, é frequentemente usado para decorar o interior dos aposentos. As principais vantagens do revestimento são:
- longo período de operação;
- Resistência à umidade;
- respeitar o meio ambiente;
- alta resistencia.
Por método de corte
Dependendo do método de corte, o folheado pode ser radial e tangencial. Cada uma das opções tem certas características.
Tangencial
Este material é obtido cortando o tronco paralelamente ao centro. Isso ajuda a obter o efeito de anéis na superfície.
Radial
Isso é obtido aplainando a 90 graus em relação aos anéis das árvores.
Por método de processamento
Dependendo do método de processamento, o folheado possui diversas variedades. Cada um deles tem uma série de recursos.
Descascado
Este tipo de folheado é obtido girando as toras. Durante o procedimento, uma fita fina é cortada deles. A serra de uma máquina especial corta a madeira paralelamente ao grão. Este material é obtido do carvalho e do amieiro. Pinho e bétula também são usados para sua fabricação.

Serra
Este folheado é feito de coníferas. Estes incluem cedro e abeto siberiano. Devido a isso, é possível obter placas com espessura de até 12 milímetros. Normalmente o material é usado para fazer instrumentos musicais. Às vezes também é usado na indústria de móveis. Este tipo de folheado é considerado o mais valioso.
aplainado
Este material é constituído exclusivamente por madeira maciça.Pode ser obtido a partir do carvalho ou do mogno, diferenciando-se dos outros tipos de folheado pelo método de corte da madeira. Primeiro, o tronco deve ser cortado em barras. Então suas camadas são cortadas. Isso é feito perpendicularmente às fibras.
Que cola pode ser usada
Para colar o folheado, você pode usar diferentes tipos de adesivos. Cada um deles tem certas vantagens e desvantagens.
AVP
Este tipo de cola é adequado para superfícies planas. Nesse caso, é utilizado o método de fixação apertada, que envolve o uso de ferro aquecido. A cola PVA tem muitas vantagens. Não contém componentes nocivos e, portanto, é totalmente inofensivo para as pessoas. A composição é fácil de aplicar e proporciona uma fixação confiável da madeira.
Carpinteiro
A cola de carpintaria é muito eficaz. Normalmente esta substância é usada para fixar grandes elementos.
Poliuretano
Esta composição fornece um alto grau de adesão e permite fixar o verniz com segurança. Para obter bons resultados, vale a pena aplicar a composição corretamente.

Para superfícies de madeira
Para unir peças complexas, vale a pena usar soluções profissionais pensadas para madeira. Titebond é considerado um representante comum desta categoria. Este adesivo monocomponente é muito resistente à humidade. A composição proporciona boa adesão, suporta altas temperaturas e solventes.
O produto não contém abrasivos e não danifica os acessórios de corte.
Epóxi
Especialistas dizem que é perfeitamente aceitável usar epóxi para fixar o verniz. Esta substância é muito eficaz e proporciona uma boa adesão.
Como ficar em casa
Para obter uma fixação forte e confiável, a superfície deve ser preparada adequadamente e a tecnologia de aplicação da substância deve ser rigorosamente observada.
Preparação da superfície
A colocação de facetas é considerada um processo simples que requer adesão estrita às instruções. Caso contrário, o forro pode sair. Primeiro, a superfície deve ser cuidadosamente preparada. Deve-se ter em mente que o material não é colado na tela não tratada.
Para preparar uma porta ou outro produto, recomenda-se proceder da seguinte forma:
- Remova a tela das dobradiças. Isso é feito com uma chave de fenda ou uma alavanca.
- Coloque o produto no chão.
- Remova os acessórios - elementos decorativos e alças.
- Remova o revestimento antigo com uma espátula afiada. É permitido aquecê-lo com ferro ou secador de cabelo de construção.
- Lixe o revestimento com lixa ou máquina especial.
- Cubra buracos e falhas com uma massa especial, projetada para madeira.
- Aplique cola de madeira.

Como preparar e cortar o material
Para realizar o trabalho, é necessária a quantidade necessária de material. Normalmente, o folheado é vendido por metro. O material comprado deve ser cortado. Primeiro, os rolos devem ser endireitados para nivelar o folheado. Graças a isso, ele assumirá uma forma natural.
Para acelerar o alisamento, você pode umedecer as placas com uma esponja, colocá-las entre placas de gesso cartonado ou compensado.
Recomenda-se medir cuidadosamente a tela. Depois disso, é permitido cortá-lo. Deve haver 5 centímetros de margem de cada lado. Isso evitará problemas com medições incorretas. Use uma faca de madeira compensada ou uma serra de imersão para cortar o material. Recomenda-se o uso de uma ferramenta elétrica profissional. Isso ajudará você a obter cortes precisos e bonitos. Não pode usar tesoura.Eles levarão à formação de rachaduras no material. Recomenda-se escolher o folheado na forma de pranchas ou listras por padrão. Depois disso, você precisa colar as folhas com cola. Isso é feito ao longo de linhas perpendiculares e juntas.
Métodos de colagem
Ao usar um adesivo de dois componentes, misture os ingredientes. Você pode então se envolver de forma otimizada.
Método de contato frio
É um método bastante complicado. Para realizar o procedimento, você precisa de um adesivo de contato projetado para facetas. Este produto é caracterizado por um tempo de permanência mínimo, o que permite que a cola seque rapidamente. Este método não é adequado para artesãos inexperientes, pois não permite corrigir erros no trabalho.
Depois de aplicar a substância no substrato, pressione bem o folheado. Isso é especialmente importante nos primeiros segundos. Isso evita o uso posterior da impressora. Normalmente, esse método é usado para colar produtos de tamanhos pequenos.
Cola quente
É uma maneira mais fácil. Primeiro, ambas as superfícies são tratadas com uma camada de cola, que deve secar em um quarto de hora. Em seguida, o verniz é aplicado na folha principal e passado a ferro quente. Também é permitido usar um martelo de polimento.

O dispositivo ajuda a aquecer a camada adesiva. Como resultado, ele derrete e fornece fixação segura do folheado e da base. Além disso, todas as bolhas de ar são liberadas durante o procedimento. Isso ajuda a aumentar a qualidade do engate. Este método requer cola grossa. Se a superfície secar muito rapidamente, a base deve ser levemente borrifada com água. Saliências grandes são suavemente perfuradas ou incisadas. Então eles precisam ser passados novamente.
Colagem por prensagem a frio
Para esse tipo de procedimento, vale a pena usar o adesivo Titebond. Eles precisam processar as duas superfícies e nivelá-las com uma espátula. Depois disso, recomenda-se fixar o folheado na base. Em seguida, ajuste cuidadosamente a posição do material e prenda-o com uma braçadeira.Os fixadores devem permanecer até que o adesivo esteja completamente seco. Depois disso, eles devem ser removidos e a confiabilidade da fixação avaliada.
Marcas de adesivos recomendadas
Para colar um folheado em uma peça, você deve usar as seguintes ferramentas:
- PVA - usado para fixar superfícies planas.
- Titebond é considerada uma argamassa profissional altamente resistente à umidade.
- Resina epóxi - utilizada para colagem de madeiras finas e compensados.
Erros comuns
Ao fixar o verniz, artesãos inexperientes cometem os seguintes erros:
- escolher o adesivo errado;
- violar a técnica de uso de substâncias;
- a preparação da superfície para a fixação é negligenciada.
Dicas e truques adicionais
Para colar folheado em madeira ou MDF, você deve seguir estas regras:
- preparar a tela para o trabalho;
- ao passar o tecido com ferro, deve-se cobrir com uma camada de tecido natural;
- o ferro deve ser acionado continuamente;
- quando aparecem marcas, elas são removidas com uma faca afiada.
O folheado pode ser colado usando diferentes métodos. Com a escolha correta do composto de fixação, será alcançada uma excelente adesão ao revestimento.


