Como e onde é melhor armazenar o óleo de linhaça após a abertura, prazo de validade
Muitas pessoas se perguntam como armazenar adequadamente o óleo de linhaça depois de abri-lo. Para que o produto traga apenas benefícios para o corpo e não se deteriore, muitos recursos devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, recomenda-se escolher a temperatura e a iluminação adequadas. Ao escolher um método de armazenamento, considere o tipo de produto e o recipiente em que é embalado.
Recursos de armazenamento de óleo de linhaça
O óleo de linhaça é um líquido bastante espesso, de tonalidade clara e aroma delicado. Há notas de amendoim no sabor do produto. Se você colocar o líquido em um local frio, uma película se formará em sua superfície. Este é um processo natural que não afeta a qualidade do produto.
Para preservar as propriedades, você deve se concentrar nos seguintes recursos:
- É permitido armazenar a composição em um recipiente de vidro lacrado. Isso pode ser feito dentro de um ano de fiação.
- Após a abertura da embalagem, o prazo de validade é reduzido para 30 dias.
- O óleo não refinado é considerado mais saudável.Nesse caso, o produto refinado pode ser armazenado por mais tempo, pois contém vários aditivos.
Hoje, o óleo de linhaça é vendido em forma de cápsula ou embalado em pequenos frascos de vidro. Para comprar um produto de qualidade, você deve dar preferência a fornecedores confiáveis e confiáveis. A vantagem de um produto farmacêutico é a avaliação prévia da qualidade e o armazenamento em condições adequadas. Se o rótulo contiver informações sobre a presença de ingredientes estabilizantes, conservantes ou fragrâncias na composição, é melhor recusar a compra desse produto.
A substância da mais alta qualidade é considerada armazenada em um recipiente de cerâmica com gargalo estreito e tampa de cortiça. Se a composição for acondicionada em vidraria, ela deve ser opaca.
Depois de abrir a embalagem, o frescor do óleo não refinado dura um mês. Este produto é melhor colocado na porta da geladeira. É aqui que se observa a temperatura mais adequada. Se aparecer um depósito no fundo da louça, não se preocupe. Esta reação é típica do petróleo bruto. Isso não afeta em nada sua qualidade. O óleo refinado pode ser armazenado na geladeira por um período de 1,5 meses. É permitido colocá-lo em outro local escuro e fresco. A composição na forma de cápsulas é capaz de manter suas características por 1,5 anos.
Após a abertura do recipiente, inicia-se uma reação com o meio ambiente e ocorrem os processos de oxidação. Os ácidos graxos reagem mais ativamente. São eles que degradam a qualidade. É melhor despejar a parte necessária da substância em uma tigela separada e fechar bem o recipiente.Ao escolher um recipiente de armazenamento, a quantidade de produto deve ser levada em consideração. Isso significa que não é recomendável usar uma garrafa de 1 litro por 100 gramas de óleo.
Para aumentar a vida útil do óleo de linhaça, você deve seguir os seguintes passos:
- escolha um recipiente do tamanho apropriado;
- feche bem o pescoço com uma tampa;
- remova o recipiente em um local escuro e fresco - no armário ou na porta da geladeira.

A exposição a uma temperatura muito baixa fará com que o óleo engrosse e forme borra. Se você mover a louça para uma sala com temperatura de + 21-23 graus, a composição voltará a adquirir uma consistência líquida e transparente. É estritamente proibido aquecer artificialmente o líquido.
Variedades
O óleo de linhaça é produzido de várias maneiras. Como resultado, é possível obter um produto refinado e não refinado.
Refinado
No processo de refino, a composição é branqueada, exposta ao frio e a altas temperaturas. Também é tratado com álcali e lavado com água. Com isso, é possível eliminar o cheiro e deixar a composição neutra. Isso aumenta o escopo de sua aplicação.
Não refinado
Essa substância é muito benéfica para o corpo. Isso se deve ao fato de praticamente não ser processado. Portanto, todos os itens valiosos permanecem em sua forma original.
como escolher bem
As características de armazenamento afetam as propriedades úteis do produto. Nesse caso, é importante ficar atento na escolha do produto. Ao comprar, você deve se concentrar nos seguintes recursos:
- Leve em consideração a capacidade da garrafa. Pode variar de 100 mililitros a 1 litro. Para uso a curto prazo, é melhor escolher um pequeno volume.
- Para prevenir e tratar patologias do aparelho digestivo, vale a pena utilizar o óleo em cápsulas.
- Você definitivamente deve estudar as informações na embalagem. Neste caso, recomenda-se levar em consideração a data de fabricação. O fabricante também é importante. Também vale a pena prestar atenção ao prazo de validade.
- A presença de sedimentos no fundo do recipiente nem sempre indica má qualidade. É típico de óleos prensados a frio. Nesse caso, as impurezas não devem afetar a transparência e a tonalidade do líquido.
- Para comer vale a pena escolher uma composição pura na qual não haja aditivos.
- Vale a pena comprar óleo de fabricantes confiáveis.

Condições ideais de armazenamento
Para preservar as propriedades benéficas do produto, vários recursos devem ser levados em consideração.
Temperatura
O óleo de linhaça é melhor armazenado a uma temperatura de + 20-23 graus. Isso significa que pode ser armazenado em condições ambientais normais. Isso pode fazer com que o óleo congele ou endureça na geladeira. Não use massa. Durante o tratamento térmico, valiosos ácidos poliinsaturados causam a formação de radicais livres. O aquecimento prolongado do produto torna-o inflamável.
Umidade
A exposição ao oxigênio causa rápida oxidação. Portanto, é importante fechar completamente o acesso de ar ao contêiner. É desejável que a rolha esteja bem fechada e se encaixe perfeitamente no gargalo da garrafa.
Caso contrário, a substância secará rapidamente e um filme denso se formará em sua superfície.
Iluminação
Quando exposto à luz solar direta, o processo de oxidação dos ácidos graxos começa. Como resultado, a composição perde completamente sua utilidade.Portanto, é recomendável armazenar o recipiente em um armário de cozinha. Esta recomendação aplica-se mesmo a pratos de vidro escuro.
Datas de validade
O período de armazenamento da substância é influenciado por certas características. Em recipiente fechado, o produto mantém suas propriedades por mais tempo.
Em uma garrafa fechada
A partir do momento do derramamento, o prazo de validade do óleo de linhaça é de 1 ano. Isso é verdade para pacotes não abertos.
Após a autópsia
Após a abertura do recipiente, recomenda-se o uso da composição por no máximo 1 mês.

posso refrigerar
Nessas condições, é permitido manter um produto exclusivamente não refinado. Neste caso, é recomendável colocá-lo na porta, lembrando que pode aparecer um precipitado escuro no fundo, mas isso não afeta a qualidade do produto. Não coloque óleo refinado na geladeira.
Sinais de deterioração do produto
Os seguintes sinais indicam um produto estragado:
- o aparecimento de um amargor pronunciado no paladar;
- sombra muito escura;
- Cheiro desagradável.
Essas manifestações indicam a formação de elementos perigosos na composição. É estritamente proibido comê-lo ou usá-lo para fins cosméticos.
Erros comuns
Ao armazenar um produto, muitas pessoas cometem erros comuns:
- violar o regime de temperatura;
- manter o recipiente aberto;
- deixar pratos com óleo ao sol;
- submeter o produto a tratamento térmico.
Dicas e truques adicionais
Para preservar as propriedades valiosas de uma substância, muitas recomendações devem ser seguidas:
- Ao comprar uma grande quantidade de óleo em um recipiente de plástico ou garrafa transparente, despeje-o em uma tigela escura.
- O óleo não refinado é melhor colocado na geladeira. Também é permitido guardá-lo no armário da cozinha.
- Abrir um recipiente com óleo só é permitido por um curto período de tempo. Feche-o imediatamente após o uso.
- Siga as recomendações da embalagem.
- Prefira o óleo em cápsulas, pois são revestidos.
O óleo de linhaça é considerado um produto muito saudável que pode ser consumido ou utilizado para fins cosméticos. Para preservar o máximo de componentes valiosos, é necessário armazenar o produto corretamente. Nesse caso, recomenda-se observar o regime de temperatura e não expor a substância à luz solar direta.


