Como e quanto guardar peixe seco em casa para que não seque

O peixe na dieta deve estar sempre presente, sob qualquer forma: frito, cozido, salgado ou seco. Contém muitas vitaminas, aminoácidos, minerais, gorduras e proteínas. Você precisa saber como armazenar adequadamente o peixe seco para evitar a deterioração. O descumprimento da tecnologia fará com que se torne um produto perigoso para a saúde e até para a vida humana.

Peixe adequado para armazenamento

Nem todos os tipos de peixe são saborosos quando secos. Para este método de preparação, os produtos com teor médio de gordura são os mais adequados. Então a carne ficará seca, macia e salgada por igual.

Os tipos mais adequados para secagem:

  • morango;
  • brema;
  • vai;
  • BATER.

Morango

O morango vem da família da solha. Com este modo de preparo, o morango mantém todas as propriedades benéficas para a saúde humana. É delicioso.

Brema

O pargo também seca bem. É apreciado pelo seu excelente sabor. O pargo tem sabor de peixe sem sabor desagradável.

Vobla

Vobla é pescado no início da primavera e imediatamente seco.Esta espécie é uma barata da família das carpas. A secagem adequada de uma barata não leva mais de um mês. O resultado é uma deliciosa carne gordurosa, carnuda e levemente transparente.

BATER

O carneiro é comum no sul da Rússia e no Kuban. Lá eles chamam todas as pequenas espécies secas de moradores do rio. Essa iguaria é barata e saborosa, com carne seca e densa.

peixe carneiro

Regras gerais de armazenamento

Para que o produto acabado não se deteriore e tenha um excelente sabor, deve-se atentar para as regras gerais de armazenamento. Os produtos secos e curados são colocados em local ventilado, fresco e seco.

As leituras de temperatura não devem exceder 10 graus. A humidade óptima é estimada em cerca de 75%. O cumprimento dessas condições permite que você mantenha os produtos por até 4 meses.

Em salas refrigeradas especiais com temperatura de cerca de -5 C e umidade de 75%, o prazo de validade pode ser de até 12 meses. Na maioria dos casos, depende do teor de gordura do produto.

Também é permitido armazenar em temperatura ambiente (até 25 ᵒС) por no máximo 2 meses.

Como se preparar bem

Cada carcaça deve ser preparada antes da secagem. Se o comprimento dos espécimes individuais exceder 20 cm, eles devem ser eviscerados. Os pequenos estão completamente secos.

Etapas de secagem:

  1. Passe a carcaça pelos olhos em uma linha de pesca ou arame rígido. Deve ficar com as costas na mesma direção. Em 1 tricô, 3-4 peças grandes são colocadas, as pequenas podem ser mais.
  2. Mergulhe em bastante sal. Eles fazem isso não apenas por fora, mas também por dentro. Na carcaça maior, com peso superior a 2 quilos, faça pequenos cortes nas costas e esfregue-os com sal.
  3. Prepare o recipiente em que o embaixador será realizado com antecedência. Para este efeito, uma bacia de aço inoxidável ou esmaltada, uma calha de madeira é adequada. Coloque o sal no fundo em uma camada de cerca de 2 cm, depois as carcaças são dispostas em camadas, cada uma coberta com sal. A cada nova camada, deve-se aumentar a quantidade de sal para que o produto fique bem salgado.
  4. Deixe os espaços em branco abertos por 8 horas, depois cubra-os com uma tampa e pressione com um enchimento. Deixe por 2 a 6 dias. Depende do tamanho das carcaças e da temperatura do ar. Quanto mais alto, menos você precisa salgar o peixe. Não exagere para não ficar muito seco.

preparação de peixe

Uma vez que o produto esteja bem salgado, resta enxaguá-lo do excesso de sal. Em seguida, eles seguem diretamente para a secagem.

Principais formas de ficar em casa

Existem muitas opções para armazenar carcaças secas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Adequado para isso:

  • geladeira;
  • congelador;
  • armário ou adega;
  • sacada;
  • recipientes de madeira, vidro e estanho;
  • sacada;
  • água salgada;
  • Ar fresco.

Geladeira

Um refrigerador é usado para armazenar os produtos secos. É embrulhado em várias camadas de papel de embrulho. As carcaças devem ter acesso ao ar. Use papel limpo para a primeira camada. Depois disso, você já pode usar o diário.

Congelador

Peixe seco, como peixe salgado, está sujeito a deterioração rápida. Para evitar isso, ele é armazenado no freezer. Neste estado, permanece utilizável durante todo o ano. Mas, ao mesmo tempo, o peixe congelado recém-secado perde o sabor e o aroma.

Além disso, tal produto é dotado de seu cheiro característico, que não agradará os produtos que ficam no freezer ao lado.

peixe seco

Adega / guarda-roupa

A vida útil das carcaças secas pode ser estendida colocando-as em um local fresco - um armário ou porão.Estes quartos são ótimos - eles são frescos e escuros.

Para que os produtos não ressequem, são embrulhados em papel (papel manteiga) - cada peixe separadamente, amarrado em um barbante, pendurado no cômodo escolhido.

Sacada

O peixe seco fica bem na varanda. É suspenso e protegido das moscas por meio de uma gaze. Ao mesmo tempo, não se esqueça da umidade do ar circundante. O aumento (observado na chuva) muitas vezes leva à deterioração, mofo.

Em condições quentes, há um alto risco de as carcaças secarem ou estragarem - essas condições contribuem para o ranço do óleo de peixe.

recipiente de madeira

O método de armazenamento mais comum é em um recipiente de madeira. É coberto com um pano grosso ou amarrado com gaze para evitar a entrada de insetos por baixo, permitindo o acesso às carcaças para o ar fresco.

Em seguida, a dourada, vobla é embrulhada em papel alumínio, disposta em um prato preparado. Cubra com um pano por cima. Os pratos são colocados em uma sala escura com condições frias.

recipiente de madeira

saco de linho

Embalar em um saco de linho e pendurar em uma sala escura e fria permite armazenar produtos por muito tempo com umidade não superior a 75%. Se você não atender a esses padrões, neles ocorrerão processos que levarão à deterioração e tornarão esses produtos impróprios para consumo.

Jarra de vidro

Para a comodidade de guardar as carcaças em pote de vidro, elas são cortadas em pequenos pedaços em porções. Os bancos são colocados em local fresco para que os raios do sol não incidam sobre eles.

recipiente de estanho

A caixa de lata mantém o nível de umidade necessário, protege contra moscas e não permite a passagem da luz solar.Primeiramente, as carcaças são dispostas em vasilhame, cobertas com gaze, levadas para local fresco e seco.

em salmoura

Os peixes secos são preservados em salmoura. Deve ser muito salgado. Deve ser mantido neste estado na geladeira, adega. Dependendo de quão salgada é a carcaça e a que temperatura é armazenada, seu prazo de validade pode ser de 3 a 6 meses.

peixe em salmoura

No ar

Ao secar ao ar, é necessário que sua temperatura não ultrapasse 35 C. No ambiente natural, ocorrem reações bioquímicas nos peixes, resultando em desidratação. Ao mesmo tempo, é importante garantir condições nas quais as moscas não possam penetrar em sua superfície.

Pendurado

Pendurar é uma forma clássica de conservar peixe seco. Você precisa escolher um local adequado, adequado para:

  • porão seco;
  • despensa;
  • sótão.

Os produtos secos são pendurados em ganchos ou cordas em um desses locais. Para fazer isso, ele deve ser embalado.

Os peixes grandes são embrulhados um a um em papel alumínio e os pequenos - 3-5 peças. Os feixes são pendurados em ganchos ou uma corda esticada.

Se todas as condições forem atendidas, o prazo de validade das carcaças secas é estendido para 4 meses. Com o armazenamento em câmara, esse período é reduzido para 2 meses.

Vazio

Uma maneira incomum é a evacuação. Para fazer isso, o peixe é colocado em uma jarra, uma vela acesa é colocada na jarra e coberta com uma tampa. Quando o oxigênio acaba, um vácuo é criado na caixa. Assim, o produto é preservado.

peixe sous vide

vitrine de refrigeração

A vitrine refrigerada mantém as leituras de temperatura na faixa de 0 a -5 graus. Nesse caso, a temperatura do peixe é de cerca de -1 grau.

Erros comuns

Os erros de armazenamento mais comuns são:

  • embaixador em alta temperatura, como resultado disso, pode aparecer um cheiro azedo, esse defeito não é eliminado;
  • o uso de matérias-primas de baixa qualidade, o não cumprimento da tecnologia de preparação, as condições de armazenamento levam ao aparecimento de defeitos no produto acabado;
  • o uso de uma quantidade insuficiente de sal, a secagem insuficiente leva ao aparecimento de um cheiro úmido;
  • o armazenamento em local úmido e mal ventilado causa mofo e saponificação do produto;
  • violação dos termos, a temperatura de armazenamento leva ao fato de que o produto acabado está úmido, coberto de mofo branco ou preto-esverdeado;
  • se a carcaça estiver seca ou mal encharcada, a salmoura aparece na forma de uma flor branca.

dicas e truques

Todos os métodos de preservação de peixe seco são muito eficazes. No entanto, não se esqueça de algumas nuances.

Recomendações e dicas:

  • Antes de enviar o produto para armazenamento, você deve verificar cuidadosamente sua aparência e condição. O peixe deve ser de alta qualidade, recém-cozido e livre de qualquer dano, mofo ou oxidação.
  • Não é necessário usar sacolas plásticas para guardar o produto nelas, pois o mofo pode aparecer e se espalhar.
  • Se o armazenamento for feito em freezer, é aconselhável colocá-lo em pequenos lotes.
  • Se as carcaças estiverem temporariamente na varanda ou sótão (suspensas), deve-se usar gaze para impedir a entrada de insetos.
  • Para evitar que as carcaças se deteriorem, é recomendável armazená-las em local fresco (geladeira, freezer) no verão, para que não caiam nos raios solares.

O prazo de validade depende principalmente da qualidade do produto. Recomenda-se selecionar cuidadosamente as carcaças de peixe seco. Eles não devem ter um odor desagradável ou quaisquer sinais de danos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha