Os 4 principais tipos de tintas plásticas e como aplicá-las corretamente, possíveis problemas
A vida útil dos produtos de plástico não é longa, com o tempo eles perdem sua aparência atraente e requerem renovação. Existem vários tipos de tinta para plástico, que diferem não apenas pela alta decoratividade, mas também pelo efeito protetor. Eles são usados para pintar painéis de plástico de carros e navios, itens de interiores e móveis. O principal para um trabalho bem-sucedido é escolher um corante que corresponda ao tipo de plástico e às condições de operação.
Requisitos de pintura para plástico
O plástico refere-se a vários tipos de substâncias artificiais:
- PS (poliestireno), PC (policarbonato), PP (polipropileno), PE (polietileno) - essas substâncias não podem ser pintadas, a camada de pigmento simplesmente descasca da superfície;
- ABS (resina termoplástica de engenharia com copolímero de acrilonitrila), PVC (policloreto de vinila) - pintura possível, mas com primário prévio.
Por esse motivo, é impossível pintar normalmente um tubo de metal-plástico, em cuja estrutura existe polietileno.Mas a tinta se adapta bem aos painéis plásticos dos carros.
Uma tinta adequada para plástico deve atender aos seguintes requisitos:
- alta adesão (adesão confiável à superfície);
- compatibilidade com superfície pintada ou primer;
- poder de cobertura, superposição de uma camada densa e uniforme;
- resistência à umidade (para superfícies de plástico em uma sala com alta umidade, é necessário pintar com aditivos protetores de poliuretano);
- alto efeito decorativo.
Ao escolher uma tinta, considere o plástico e as condições de operação a que se destina:
- O ABS é uma composição com propriedades de corante e acabamento. É usado tanto para decoração quanto como base.
- Estrutural - tinta que esconde os defeitos da superfície, dando ao plástico um efeito decorativo.
- Pó - para plástico resistente ao calor. Na cabine de pintura, sob exposição a altas temperaturas, o pó derrete, cobrindo o produto com uma camada uniforme. Você não pode revestir uma garrafa de plástico com esse corante - ele derreterá.
- A tinta resistente à abrasão é utilizada para produtos expostos a esforços mecânicos intensos.
- Tátil (toque suave) - cria uma camada fosca, macia e agradável ao toque na superfície.

Não use tinta e primer contendo acetona para revestir o plástico. Esta substância destruirá o material. Além do exposto, existe um tipo especial de corante - plástico líquido. Uma composição econômica à base de poliestireno, pigmento e solvente orgânico, de uso universal, adequada para revestir portas e esquadrias plásticas, tapumes, painéis de PVC, alvenaria, gesso, madeira, concreto, metal.
Variedades de corantes adequados para plásticos
A mais ampla gama de tintas para plásticos é apresentada no mercado da construção moderna.Os corantes diferem entre si na composição dos componentes, características físicas e químicas.
Use uma tinta multiuso adequada para plásticos duros. Para plásticos finos e dobráveis, use corantes altamente elásticos contendo uma alta porcentagem de plastificantes.
a base de água
Essas tintas são conhecidas como esmaltes acrílicos. Ele contém um pigmento e um componente de vedação que tornam o revestimento durável e adere de forma confiável ao material. O resultado é um revestimento com efeito de verniz de alta qualidade. Antes de ser coberto com esmalte acrílico, o plástico limpo não precisa de primer nem de nenhum tratamento especial. Esta é a melhor opção para pintura externa.

Tintas foscas com toque suave
Este corante também é chamado de tátil. Após a secagem, o plástico pintado tem um aspecto mate, a sua superfície aveludada é agradável ao tacto. A tinta soft touch é utilizada como tinta decorativa, é utilizada para pintura de painéis plásticos automotivos, móveis, elementos decorativos, brinquedos, eletrodomésticos, smartphones.

O mais popular é o corante preto fosco, mas os fabricantes produzem muitas outras cores brilhantes e saturadas.
Acrílico
O acrílico é a melhor opção para o plástico. São tintas resistentes, indeléveis, utilizadas para acabamentos em grande escala, indicadas para revestir painéis de PVC, revestimentos, esquadrias. Existem tons ricos e pastel. A base de ligação é a água. Contém um pigmento e um endurecedor.

Aerossol
A tinta moderna popular é ideal para produtos plásticos em relevo. É possível dar a uma superfície plástica uma grande variedade de tonalidades e efeitos, inclusive espelhados e metálicos. A lata de spray é conveniente para usar em casa e no trabalho.

Quais ferramentas e materiais serão necessários para pintar
Para pintar plástico, você precisa preparar:
- uma quantidade suficiente de tinta;
- verniz de acabamento acrílico;
- lixa de grão fino;
- solvente de álcool branco ou equivalente;
- primer e massa;
- fita adesiva;
- filme plástico para roupas de cama;
- equipamentos de proteção individual;
- água, panos, detergente.
Preparação de superfície para pintura
O plástico preparado para coloração deve ser bem lavado, seco e processado para aplicação de tinta de alta qualidade. Cuidado especial deve ser tomado ao processar áreas expostas a intenso estresse mecânico durante a operação.

Realize o processamento de plástico nas seguintes etapas:
- Remova os depósitos de graxa e óleo com um solvente.
- Trate com um agente antiestático. Isso é necessário para excluir a entrada de partículas de poeira na superfície pintada.
- Aplique uma massa para eliminar defeitos. Escolha um composto plástico especial que seja elástico.
- Alise a superfície com uma lixa úmida.
- Seque o plástico. Em seguida, desengordure novamente.
- Prime com três camadas finas para melhorar a adesão. Deixe o primer secar.
- Finalize com lixa.
Tecnologia de coloração doméstica
Você pode pintar o plástico em casa com uma lata de spray ou pincel. Pintar o material a + 18-20°C, secar a + 20-60°C.
Aerossol
A tinta spray é fácil de aplicar, o trabalho pode ser feito por alguém sem experiência em pintura. Estão à venda bicos para cilindros, que permitem alterar a densidade e o volume da composição pulverizada.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário colar as áreas que não podem ser pintadas com fita adesiva para que a tinta não toque nelas.
Pinte o plástico com tinta spray de acordo com o seguinte algoritmo:
- Agite a caixa por cerca de um minuto.
- Traga-o para a superfície de plástico a cerca de 30 cm de distância.
- Pulverize a tinta uniformemente movendo suavemente a lata.
- 20 minutos após a primeira demão secar, aplique a segunda e depois a terceira.
- Depois que a tinta secar, fixe o resultado com um verniz aerossol.
Escovar
É conveniente usar o pincel se o produto de plástico for pequeno ou tiver muitos detalhes. Nesse caso, trabalhar com lata de spray é problemático.

O algoritmo para trabalhar com pincel, em geral, não difere do uso de aerossol:
- processamento do produto plástico - lavagem, secagem, desengorduramento, moagem, aplicação de primer;
- aplique a tinta uniformemente em 2-3 camadas;
- após a secagem do revestimento, aplique um verniz acrílico, se necessário.
Para pintar bem com um pincel, mergulhe-o na tinta até 1/3 do comprimento do cabelo. Trabalhe rapidamente sem esperar que a tinta engrosse. Mantenha a escova sempre no mesmo ângulo. Limpe o excesso de tinta do pincel na borda da caixa.
Medidas de precaução
Corantes de plástico e aditivos de textura em tintas estruturais são inflamáveis e contêm voláteis tóxicos. Portanto, ao armazená-los e usá-los, é necessário levar em consideração as regras de segurança contra incêndio e proteção individual.
Use luvas de borracha, óculos de plástico e um respirador ao tingir. Escolha uma área aberta ou bem ventilada para trabalhar.
Resolver problemas comuns
Para que o produto plástico pintado tenha uma aparência de alta qualidade, sirva-o por muito tempo e a tinta não descasque, não inche, considere as seguintes recomendações:
- Dificuldade em pintar plástico com muitos detalhes. Desmonte o produto sem usar ferramentas de aço. Espalhe as peças em um tapete largo para proteger o chão de manchas.
- O aparecimento de manchas visíveis no plástico. Não use solventes orgânicos para o tratamento: eles são a causa do problema. O produto acaba sendo irremediavelmente danificado, as manchas aparecem mesmo com uma camada de tinta.
- A necessidade de usar um primer. O primer protege o revestimento de endurecimento e lascas, mas nem todos os tipos de plásticos precisam de primer. Para determinar se um primer é necessário, coloque fogo em um pedaço de plástico semelhante. Se fumegar, não é necessário escorvar; se escorrer como cera é necessário um primário, também pode submergir o produto em água, se flutuar não é necessário primário.
- Rachaduras no produto pintado. O problema surge se for utilizada uma composição sem plastificante. Para dobrar produtos de plástico, apenas tintas com alta concentração de um componente plastificante são adequadas.
- Repintura suave. Certifique-se de remover o revestimento antigo antes de aplicar a nova tinta. Para isso, mergulhe o produto no solvente 646.
- Proteja o plástico de secagem da poeira. Para evitar que partículas de poeira entrem na superfície recém-pintada, borrife periodicamente o ar ao redor do produto com água de um borrifador.
A pintura de plástico não é difícil, mas um trabalho meticuloso, exigindo o cumprimento da tecnologia e das etapas. Um produto de plástico colorido corretamente durará muito tempo, mantendo sua estética e desempenho.


