Características das tintas para barcos de PVC e como escolher a composição, métodos de aplicação

Para pintar um barco, você precisa escolher o material de base certo. Os barcos de PVC, alumínio, duralumínio ou madeira são revestidos com tintas com propriedades de proteção aprimoradas, já que o objetivo principal do dispositivo flutuante é estar constantemente na água. As formulações de perfil estreito são produzidas por empresas especializadas na produção de materiais com qualidades especiais.

Características dos materiais de pintura para barcos

Existem vários tipos de materiais de pintura usados ​​para revestir cascos de barcos. Cada um deles é projetado para cobrir um material específico e possui propriedades particulares.

tiposCaracterísticas
PoliuretanoCompostos fortes e duradouros que são aplicados no corpo usando um frasco de spray. Para tornar o revestimento durável, os compostos de poliuretano são aplicados em 2-3 camadas.
Esmaltes de óleoEsmaltes oleosos são usados ​​para pintar barcos de madeira ou plástico.As formulações de óleo aderem bem apenas a uma camada de um primer adequado, o que garante a melhor adesão dos materiais. Se os barcos de alumínio forem pintados com esmalte oleoso, deve-se escolher uma tinta que não contenha partículas de chumbo.
EpóxiAs tintas epóxi são usadas para revestir a parte inferior da carroceria. O elemento base da tinta é a resina epóxi. Não é aplicado na carroceria de alumínio, mas na pintura de barcos de madeira ou PVC, esse tipo de material é muito procurado. As resinas criam uma camada protetora com um revestimento durável e flexível.
alquídicoAs tintas alquídicas têm resistência de revestimento média. As vantagens dos alquídicos são consideradas a presença de vários tons brilhantes, bem como a capacidade de aplicar tinta na superfície de qualquer maneira possível.
AcrílicoOs compostos acrílicos são revestimentos duráveis ​​e resistentes a várias influências ambientais.

Na preparação para a pintura, atenção especial é dada à escolha dos primers. Eles são responsáveis ​​pela adesão entre as camadas e contribuem para a criação de uma camada mais durável de tinta e verniz.

Como escolher a tinta certa

A tinta para revestir o barco é selecionada com base nas características do material do qual o barco é feito. Algumas tintas são categoricamente contra-indicadas ao pintar barcos de alumínio, mas lidam bem com a superfície de barcos de madeira compensada.

Para barco de alumínio

Os dispositivos de flutuação de alumínio são fortes e duráveis ​​e requerem cuidados especiais. Os reparos são realizados periodicamente, renovando a pintura, reforçando o fundo e as partes internas.

Os barcos de alumínio são pintados usando um dos métodos recomendados:

  • Método do pó.Esta é a aplicação de tintas em pó usando ferramentas especiais. O revestimento em pó só é possível após um tratamento especial com produtos químicos. É aplicado após a aplicação de primer e decapagem. Uma pistola projetada para aplicar composições em pó só funciona na rede elétrica se a pressão necessária aumentar dentro do dispositivo para transformar o pó em tinta.
  • Anodização. Este método envolve a criação de um filme de óxido especial na superfície do alumínio com a ajuda de dispositivos adicionais. É impossível cobrir o barco dessa maneira em casa.

Ao escolher a anodização, deve-se ter em mente que a superfície será pintada de verde acinzentado. Se você cobrir o barco com pó, poderá escolher tons de forma independente e experimentar as cores.

barco de alumínio

Para PVC e plástico

Os barcos de PVC são bastante comuns, são convenientes para armazenar, montar e desmontar. É costume usar barcos de plástico para as necessidades domésticas. Para pintar superfícies de PVC ou plástico, são adquiridos materiais de tinta e verniz resistentes a tensões mecânicas ou químicas.

Alguns pescadores preferem cobrir o PVC com um filme especial, sem usar tintas e vernizes. Esta técnica é adequada para quem está pronto para consertar um veículo a cada temporada.

As carcaças de fibra de vidro, impregnadas adicionalmente com resina epóxi, são revestidas com tintas com altas propriedades repelentes à água. Além disso, os fundos dos barcos são tratados com uma composição como anti-incrustante, que evita o crescimento de algas.

barcos de PVC

Para barcos de madeira

Para pintar um barco de madeira, você precisa escolher um material que seja altamente repelente à água e crie um acabamento durável e resistente a danos.

Antes de pintar uma árvore, ela é tratada com fluidos especiais para garantir a preservação do material. A impregnação da madeira é um anti-séptico que promove a adesão e protege a superfície. É melhor escolher um tipo de impregnação que combine com todos os tipos de acabamentos de tintas e vernizes. A impregnação é aplicada com um pincel largo e depois deixada secar completamente.

Os barcos de madeira costumam ser pintados com chumbo branco com a adição de várias cores. Isso permite que você obtenha diferentes tonalidades. A última etapa é o envernizamento. O verniz aumenta a resistência do revestimento, evita que os elementos de madeira rachem.

barcos de madeira

Para barcos de compensado

Barcos ou barcos construídos em compensado devem ser pintados com tintas epóxi. Trabalhar com barcos de compensado envolve várias etapas:

  • Impregnação de compensado com umidade. Para isso, são utilizadas formulações especiais. Se o compensado não for bem tratado contra a umidade, o material do corpo irá inchar após vários usos.
  • Afiação. Após a secagem, o corpo é limpo com lixa.
  • Preenchimento. Todas as pequenas fissuras e defeitos são cobertos com uma demão de uma mistura de primer compatível com a tinta escolhida. Óleo de linhaça ou chumbo vermelho são frequentemente usados ​​como primer.

Atenção! As caixas de compensado são revestidas com quatro camadas de esmalte.

barcos de compensado

Tecnologia de pintura de navios flutuantes

A pintura automática de um barco é um procedimento complexo e caro. Para conseguir a criação do revestimento mais durável, é necessário preparar adequadamente o veículo e adquirir todos os acessórios necessários para o funcionamento.

Remover tinta velha

O primeiro passo é remover o revestimento antigo e, ao mesmo tempo, remover a sujeira e as algas aderentes. A superfície é limpa com um solvente especial. É aplicado em toda a área de coloração com uma camada fina, deixada por 30 minutos. Depois disso, a lavagem é removida com uma escova de cordão.

A área limpa é lavada duas vezes com sabão em pó, enxugada e deixada secar naturalmente.

A melhor opção é deixar o barco de cabeça para baixo no sol.

remova a tinta

limpeza de ferrugem

Para invólucros de metal, é importante passar por uma etapa de preparação, como a remoção de ferrugem. Para se livrar de vestígios de corrosão, é necessário usar conversores especiais. Os fundos são aplicados na superfície, aguarde 1 hora.

Durante este tempo, as partículas do conversor aplicado reagem com vestígios de corrosão e formam uma espuma branca. Sai com pano ou pincel.

ferrugem no barco

Massa e primer

A massa é uma etapa insubstituível com algumas peculiaridades. Aplicar muito primer altera a densidade do casco, tornando o barco muito pesado. Para alguns barcos, exceder esses limites resultará em adernamento durante o lançamento.

Isso pode ser evitado escolhendo a composição correta de primer e carga. Você não deve aplicar camadas densas e também deve usar lixa em cada estágio do processamento.

Antes de processar o corpo, remova todas as irregularidades e saliências. Em seguida, pegue a massa. Em primeiro lugar, aplica-se em zonas onde se notam irregularidades ou sobreposição dos painéis.

É melhor usar um enchimento em uma cor que contraste com a tonalidade principal do barco.Isso permitirá que você veja quanto produto foi aplicado e controle sua quantidade.

Enchedor de barco

Depois de aplicar o preenchedor em toda a superfície, eles começam a procurar falhas e irregularidades sutis no corpo. Para isso, são utilizadas réguas largas de metal e sucata de vidro. Após detectar irregularidades, são processadas com espátula de largura máxima.

O estágio final é a eliminação de pequenos defeitos. Eles são cobertos com pequenas espátulas. O número máximo de camadas de massa aplicadas é 5 ou 6.

Depois de criar o acabamento de massa, quaisquer diferenças de altura entre as camadas são suavizadas com lixa nº 120, 240 ou 360.

O próximo passo é a preparação. Para ele, os primers especiais são adquiridos nas cores cinza ou branco. O primer é a base da tinta, então é melhor usar uma mistura compatível com a tinta de sua escolha.

Referência! O resultado da massa é uma superfície plana que reflete o brilho do sol.

Enchedor de barco

Pintura lateral e inferior

Para tingir barcos, escolha um dia quente e seco com cerca de 60% de umidade. 10 a 20 minutos antes da pintura, toda a superfície do corpo preparado é adicionalmente tratada com lixa de grão fino. Esta técnica aumenta a adesão entre os materiais a serem utilizados. A tinta é aplicada com pistola, rolo ou pincel. O número máximo de demãos de tinta não deve exceder três.

Primeiro, o fundo é pintado. Esta seção suporta a maior carga. O fundo se desgasta mais rápido do que o resto do barco. Para revestir o metal, é usado um composto anticorrosivo com propriedades adicionais de impermeabilização.

O fundo é coberto até a linha d'água, depois as laterais são cobertas.É mais conveniente aplicar tinta nas laterais com um borrifador. Ele fica plano, não cria estrias e traços irregulares.

pintura de fundo

Pinte o interior do barco

Depois que o fundo e as paredes laterais estiverem completamente secos, eles começam a terminar o interior do barco. Para isso, são escolhidas as tintas acrílicas; verniz iate é usado para criar um brilho brilhante em superfícies de madeira.

Se as peças dentro da caixa puderem ser removidas, elas serão pintadas separadamente e, depois que a tinta estiver completamente seca, elas serão remontadas.

Proteção da superfície pintada

A última etapa do reparo é a proteção da superfície pintada contra microorganismos que vivem no ambiente aquático. Em todas as instalações flutuantes, exceto as de alumínio, é usado chumbo verde yar-copper. Esta tinta é formada por uma reação química complexa entre o cobre e o ácido acético.

Para proteger a caixa de alumínio, é utilizada uma tinta especial, à qual foram adicionadas substâncias tóxicas. A camada protetora é aplicada depois que os fundos e as laterais estiverem completamente secos. Na maioria das vezes, uma pistola de pintura ou um pincel largo é usado para isso.

Cor da superfície do barco

Recomendações dos mestres

Quem conserta um barco pela primeira vez tem muitas dúvidas sobre como trabalhar com tintas e vernizes.

Dicas e truques de especialistas:

  • Recomenda-se que os cascos de barcos de alumínio sejam preparados com primers de fosfatação. Trinta minutos antes do tratamento, é introduzido um diluente ou branco de zinco. Além disso, recomenda-se que os invólucros de alumínio ou duralumínio sejam pintados de branco zinco com base de linho. Se você galvanizar uma caixa de duralumínio com duas camadas de branco, uma forte camada protetora se formará em sua superfície, isolando o metal da água.
  • As tintas nitro são aplicadas apenas em metal desengordurado, caso contrário, as camadas não se agarrarão. O espírito branco é usado para desengordurar a superfície. Depois de aplicar este desengraxante, não é necessário esperar até que a superfície esteja completamente seca.
  • Uma tinta de poliuretano monocomponente à base de água é excelente para barcos de PVC. Dá um acabamento semibrilhante, resiste até 30 fundições sem perda de qualidade. Os mestres aconselham o uso de cores escuras para prolongar a vida útil do material.
  • Uma opção interessante para criar um padrão original no fundo é o uso de estênceis naturais. Esse método envolve a aplicação de ervas e folhas no corpo de maneira caótica e, em seguida, a aplicação de várias camadas de esmalte. Essa abordagem cria um padrão bonito e incomum na superfície.
  • Recomenda-se remover a contaminação de óleo da superfície do invólucro com uma solução de sabão preparada com detergente líquido.
  • Suportes especiais para barcos são usados ​​para colocar o barco. Se o suporte não estiver disponível, você pode colocar o dispositivo de flutuação nos blocos de concreto espaçados na largura do barco.
  • Se o barco inflável pintado der um brilho brilhante, essas áreas podem ser polvilhadas com talco. Isso removerá o brilho.

É importante pintar barcos e iates até obter uma superfície perfeitamente plana. Isso porque qualquer irregularidade faz com que o movimento desacelere quando o barco é lançado.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha