Regras para decorar uma varanda com pedra com as próprias mãos e como escolher um material

Entre as opções existentes para o acabamento da varanda, a pedra (artificial ou natural) se destaca por sua textura original. Este material decorativo é adequado tanto para toda a superfície das paredes quanto para quartos individuais. A crescente popularidade da pedra se deve ao fato de esse acabamento proporcionar um ambiente aconchegante. Além disso, o material decorativo tolera bem o estresse mecânico e não tem medo da umidade.

Descrição e características do material

Para a decoração da varanda, é utilizada principalmente pedra artificial. Este material é feito misturando:

  • areia;
  • cimento;
  • plastificantes;
  • enchimentos;
  • elementos de reforço.

A pedra artificial é comparável em resistência e durabilidade à pedra natural. No entanto, o primeiro, devido ao seu menor peso, é mais fácil de empilhar.

Alguns fabricantes de pedra artificial adicionam componentes adicionais à mistura inicial que aumentam a resistência à umidade e alteram a textura e a cor do material.

Isso permite que você escolha um acabamento que corresponda exatamente ao design da varanda escolhida.

Variedades de pedras decorativas

De acordo com os componentes iniciais, este material decorativo é dividido nos seguintes tipos:

  • pedra natural não tratada;
  • destroços, Pedregulho;
  • alvenaria;
  • painéis de pedra;
  • calcário ou arenoso e outros.

A escolha entre esses materiais se deve principalmente ao tamanho do orçamento e às preferências pessoais. As características das pedras acima são semelhantes.

pedra natural crua

A opção mais cara, mas ao mesmo tempo durável, usada para decoração de interiores de um apartamento. Recomenda-se o uso de pedra natural nos casos de grandes reparos na varanda. Também deve-se ter em mente que este material aumenta significativamente a carga nas paredes do mancal. Portanto, a pedra natural deve ser usada para acabamento de pequenas áreas.

Portanto, a pedra natural deve ser usada para acabamento de pequenas áreas.

Mármore

A opção mais cara e durável para o acabamento de uma varanda. O mármore se distingue por sua aparência atraente e alto peso. Este material é difícil de trabalhar (será necessário equipamento especializado para aparar).

Granito

O granito é usado para decorar quartos em estilo clássico. Este material, devido à sua superfície brilhante, expande visualmente o espaço da varanda em dias ensolarados.

Quartzo

O quartzo (ou strass) para decoração de interiores é produzido na forma de placas prensadas, diferindo no brilho polido e em várias cores.Este material pode suportar cargas aumentadas, mas não tolera esforços mecânicos (em comparação com outros tipos de pedra natural).

Butovy

Pedra de entulho artificial externamente se assemelha a grandes seixos ou pedregulhos. Este material é caracterizado por bordas irregulares e formas diferentes.

Alvenaria

Externamente, esse tipo de acabamento lembra um tijolo, que se distingue pela presença de lascas, irregularidades e outros defeitos feitos especialmente.

painéis de arenito

Painéis de pedra (mármore industrial, granito cerâmico) são caracterizados por uma variedade de formas e cores. Este acabamento é adequado para decorar paredes e pisos.

"Tijolos" de calcário ou areia

Esta opção é adequada para criar paredes irregulares. Esses "tijolos" distinguem-se por uma forma alongada e ligeiramente achatada e ligeiramente salientes acima da superfície tratada.

Esta opção é adequada para criar paredes irregulares.

lascado

A pedra cortada é semelhante em aparência ao acabamento decorativo anterior. A principal diferença é que o primeiro é produzido na forma de “tijolos” com lascas mais pronunciadas e bordas irregulares.

Macio

Esta opção é o arenito, que é aplicado em camada fina sobre um suporte de fibra de vidro. Este material pode ser dobrado manualmente. Nesse caso, a integridade do acabamento não é violada.

Designar

Devido ao fato de vários aditivos e formas de refluxo serem utilizados para a fabricação de revestimentos decorativos, existem muitas variedades desse material.

Os designers podem combinar recursos de cada um dos acabamentos acima.

Características e análise comparativa de materiais populares

A base do revestimento decorativo é feita dos mesmos componentes. As diferenças de características entre os materiais se devem aos aditivos que os fabricantes adicionam à mistura original.

Grés

O grés porcelânico é composto por:

  • feldspato;
  • minerais;
  • pigmentos de coloração;
  • argila.

Durante o processo de fabricação, a mistura de que é feito o grés porcelânico é envelhecida em prensa. Graças a isso, o material adquire maior resistência. O grés porcelânico é produzido na forma de ladrilhos com superfície plana.

Acrílico

O acrílico é caracterizado pelas seguintes características:

  • não desbota ao sol;
  • não deforma;
  • resistente a humidade;
  • leve.

A pedra acrílica é fácil de instalar. Este material está disponível em várias cores.

Este material está disponível em várias cores.

Quartzo

O quartzo artificial é externamente indistinguível do real. A única diferença entre os materiais é que o primeiro tem uma vida útil mais curta. As características do quartzo artificial e natural são as mesmas.

Ladrilhos de gesso com efeito de pedra

As telhas de gesso que imitam pedra natural são caracterizadas por baixo peso. Este tipo de acabamento não tolera estresse mecânico e aumento do estresse. Além disso, o gesso é capaz de acumular água e, portanto, é recomendável montar esse material em uma varanda envidraçada.

Vantagens e desvantagens do uso de pedra artificial

A pedra artificial, como material de acabamento, apresenta as seguintes vantagens:

  • aparência atraente;
  • uma grande variedade de texturas e cores;
  • maior resistência em comparação com outros materiais de acabamento;
  • facilidade de instalação;
  • leve;
  • aumento da resistência ao fogo;
  • resistência à corrosão e umidade;
  • respeitar o meio ambiente.

A pedra artificial fornece isolamento térmico adicional das paredes, o que é especialmente importante ao organizar uma varanda ou loggia. A principal desvantagem deste acabamento é que o material é relativamente caro.

Como escolher um assento?

A escolha de um local em uma loggia ou varanda para revestimento decorativo depende das preferências pessoais. É importante considerar que a pedra artificial pesa mais do que outros materiais comuns.

Portanto, se esse revestimento for montado nas paredes externas da varanda, é necessário adquirir um acabamento leve (principalmente gesso).

As etapas da decoração de interiores

A pedra decorativa é colocada em três etapas. Primeiro você precisa preparar a superfície na qual o revestimento será aplicado. Depois disso, você pode prosseguir para a instalação do material de acabamento.

A pedra decorativa é colocada em três etapas.

Coaching

Na fase preparatória, é necessário nivelar a parede. Devido ao fato de que a pedra decorativa pesa mais do que outros materiais de acabamento, recomenda-se a aplicação de gesso na malha. Além disso, devem ser fixadas balizas na parede, ao longo das quais a pedra será transportada no futuro.

Se a superfície estiver muito compactada (a folga for superior a 5 centímetros), recomenda-se o uso de placas de gesso verdes para nivelamento (resistentes à umidade). E nos casos em que a varanda tem paredes de madeira, estas são pré-acabadas com aglomerado de cimento. Neste caso, a pedra é fixada por meio de adesivos especializados. Após o nivelamento, a superfície é preparada com uma mistura adequada.

Como fazer você mesmo corretamente

O revestimento da varanda é feito de duas maneiras: com juntas ou sem costuras. A primeira opção é recomendada para iniciantes.

Com junção

Esta opção lembra a colocação de ladrilhos em um banheiro. Para criar juntas entre as pedras, os espaçadores (cruzes) são expostos. O espaço entre os ladrilhos deve ser de 0,5 a 1 centímetro. Mas se desejar, as costuras podem ser reforçadas.

maneira perfeita

Este método é adequado para finalizadores experientes. De acordo com este método, os ladrilhos são encaixados uns nos outros o mais firmemente possível para que não haja folgas nas juntas. Se a cola sair após a prensagem, o excesso deve ser removido imediatamente.

Estilo

A ordem geral de instalação é a seguinte:

  1. A pedra artificial é colocada no chão na forma de um padrão, que será transferido para a parede.
  2. Os perfis são fixados na parede, ao longo da qual é realizada a colocação.
  3. A cola de construção é preparada de acordo com as instruções.
  4. Usando um pente, a cola é aplicada primeiro na parede e depois no material de revestimento.
  5. Cada fragmento de ladrilho é pressionado contra a superfície preparada com pouco esforço.

A primeira fila de ladrilhos é colocada a uma pequena distância do chão. Para isso, uma barra é montada por baixo. As telhas são cortadas na área do piso.

Conclusão

Após a colocação, os ladrilhos devem ser deixados de 12 a 48 horas para que o adesivo solidifique completamente. Se foi usado o método com montagem, ao final do período especificado, é necessário limpar as costuras com a composição apropriada e uma seringa de construção.

O material deve ser aplicado imediatamente, evitando folgas. O rejunte seca em 24 horas.

Exemplos de soluções de design

Existem muitas opções para revestimento de paredes com pedra decorativa. Este acabamento pode ser combinado com papel de parede, madeira, plástico e outros materiais. A pedra decorativa costuma ser usada para enfatizar uma parte separada da varanda (cantos, porta, etc.).



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha