Instruções sobre como consertar um vaporizador de roupas com as próprias mãos

Na vida cotidiana moderna, o vaporizador encontra uso constante. Em caso de operação inadequada, defeitos de fabricação, danos mecânicos nas peças internas, é possível a falha do equipamento. Depois de encontrar uma avaria, é necessário reparar os vapores.

Descrição e função do dispositivo

Um vaporizador de roupas é um prático eletrodoméstico projetado para passar roupas gerando vapor seco ou úmido. Com a ajuda do dispositivo, é possível reduzir o tempo gasto no processamento de tecidos e móveis estofados.

Projeto e princípio de operação

O princípio de funcionamento do aparelho baseia-se na geração de vapor a partir da água despejada no seu interior graças ao elemento de aquecimento. É esse elemento que está mais sujeito a avarias. Na ausência de líquido no tanque, o elemento de aquecimento deve desligar automaticamente, mas em caso de quebra, ele queima e o dispositivo falha.

Todos os tipos de vaporizadores têm design semelhante e praticamente não diferem na aparência. A parte principal dos aparelhos é o corpo, que abriga o sistema de geração de vapor.Um reservatório de fluido é anexado ao corpo. Além disso, os aparelhos são equipados com um tubo de vapor com ferro, dentro do qual o vapor se move. Um elemento adicional é o suporte, onde há um suporte para ferro a vapor e cabides. O tipo de grelha pode diferir dependendo do modelo do vaporizador.

Métodos básicos de solução de problemas

O procedimento para reparar um dispositivo depende do tipo específico de falha. Antes de iniciar o reparo do vaporizador, é necessário realizar um diagnóstico completo e entender as características do mau funcionamento. Também vale a pena estudar com antecedência as informações sobre as falhas mais comuns dos equipamentos.

reparação a vapor

falta de vapor

A razão pela qual o dispositivo não emite vapor é, na maioria das vezes, a formação de calcário. Como resultado, o elemento de aquecimento é menos condutor de calor e as passagens de vapor ficam obstruídas. Com esse mau funcionamento, não são necessários reparos sérios e, para corrigir o problema, basta limpá-lo mecanicamente ou quimicamente.

Limpeza mecânica

Para limpeza mecânica, você precisará desmontar o dispositivo. Devido ao design simples, uma chave de fenda comum será suficiente. A panela a vapor é desmontada da seguinte forma:

  1. Desconecte a fiação elétrica e o suprimento de fluido.
  2. Remova o aquecedor elétrico tubular e limpe a escala.
  3. Enxágue o tanque com uma solução de água e vinagre de grau alimentício. Você também pode usar uma solução de descalcificação especializada projetada para vaporizadores.

Ao desmontar a caixa, recomenda-se fazer um desenho esquemático ou tirar fotos de cada etapa. Isso ajudará após a descalcificação a montar corretamente o dispositivo sem deixar peças desnecessárias.

a aparência da escala

método químico

A vantagem do método químico é que não é necessário desmontar e nem mesmo desconectar o aparelho da rede. Para remover a incrustação formada, o tanque é abastecido com uma mistura de água e essência de vinagre na concentração de 3%, observando proporções iguais. Em seguida, o aparelho é ligado e a solução é aquecida até a formação de vapor, aguardando a evaporação total do líquido. Como resultado, não apenas o elemento de aquecimento será limpo, mas também os orifícios e tubos de pulverização, que também são frequentemente cobertos com calcário.

Se o elemento de aquecimento embutido, o spray e os tubos condutores não estiverem cobertos de incrustações e o dispositivo ainda não liberar vapor, você precisará entrar em contato com um especialista.

Recomenda-se utilizar os serviços do centro de serviços da empresa que produziu o vaporizador.

Reparação ou substituição da bomba

Uma razão comum pela qual o vapor não flui e o dispositivo precisa ser consertado é uma falha na bomba. Nessa situação, é mais fácil procurar ajuda profissional, mas podem surgir situações em que você mesmo terá que fazer o reparo. Abrir o gabinete não requer muito trabalho, mas será necessário ligá-lo desmontado, o que pode levar a consequências perigosas.

reparação de bombas

Para desmontar a estrutura, você deve seguir as precauções e seguir as instruções passo a passo. Como a bomba é instalada paralelamente ao elemento de aquecimento, os seguintes passos são seguidos para reparos:

  • abra o caso;
  • conecte o dispositivo à rede;
  • verifique se a tensão nos contatos da bomba corresponde ao indicador especificado na documentação técnica anexa;
  • se os contatos funcionarem e houver tensão, retire o plugue da tomada;
  • com a ajuda de um testador, tocam todos os elementos da bomba e, na ausência de sinal, enrolam novos enrolamentos no motor ou os substituem.

fluxo de vapor

O uso excessivo do vaporizador pode causar falhas na mangueira. Mesmo pequenas rachaduras são suficientes para que o vapor escape por elas, e não pelo riacho. Diante de um problema, vale a pena iniciar os reparos imediatamente, pois os furos no tubo vão aumentando gradativamente.

cano quebrado

A melhor solução para o problema é substituir a mangueira. Você mesmo pode substituí-lo ou entrar em contato com o centro de serviço. É importante não tentar colar ou enrolar os furos. A fita isolante e a fita adesiva não suportam os efeitos do vapor aquecido; portanto, esse método de reparo levará apenas tempo e não trará resultados.

Problema aquecedor de água

Se a água não aquecer ao ligar o aparelho, o problema pode ter várias causas e todas estão relacionadas com os componentes da caldeira. Via de regra, o aquecimento não ocorre devido à quebra do elemento de aquecimento, termostato e fusível térmico. Com esse problema, não será possível utilizar o vaporizador para o fim a que se destina, pois não converterá o líquido enchido em vapor.

Elemento de aquecimento

Para entender, o radiador não funciona devido à formação de incrustações ou está totalmente queimado, é necessário desmontar o aparelho. A desmontagem é realizada da mesma forma que para a limpeza do elemento de aquecimento. Para fins de diagnóstico, o aquecedor é chamado com um testador. Se for encontrada uma avaria, a reparação será impraticável, pelo que se recomenda a substituição da peça defeituosa ou de todo o aparelho.

falha do elemento de aquecimento

Termostato

O termostato de um vaporizador de roupas é um relé bimetálico. Sua finalidade é interromper o fornecimento de energia quando a temperatura de aquecimento atingir um valor predeterminado. Se o diagnóstico confirmar que um termostato defeituoso é a causa do problema, ele deve ser substituído.

fusão térmica

O fusível é fixado ao corpo da churrasqueira com suporte especial... Na maioria das vezes, a água do aparelho não esquenta justamente por causa da quebra do fusível térmico. Para diagnosticar e reparar o elemento, é necessário desconectar o dispositivo da rede elétrica e passar o fio pelos dois lados. Se não houver sinal durante a discagem do testador, o fusível está queimado.

Como eliminar danos mecânicos

Pequenas lascas e rachaduras no corpo do dispositivo podem não afetar seu funcionamento, mas sérios danos mecânicos causam problemas no uso diário. É quase impossível eliminar grandes defeitos na caixa, por isso é melhor substituir o elemento danificado.

reparação mecânica

Quando vale a pena entrar em contato com especialistas

Recomenda-se recorrer à ajuda de funcionários do centro de serviço em situações em que não seja possível descobrir de forma independente as causas do mau funcionamento ou haja dúvida sobre a eficácia do reparo. Além disso, os reparos podem exigir o uso de equipamentos especializados. Os benefícios de entrar em contato com o centro de serviço do fabricante incluem:

  • a presença em serviço de peças necessárias para o reparo de um tipo específico de revestimento;
  • diagnósticos rápidos e complexos, que permitem estabelecer a causa exata da avaria;
  • reparação por pessoal profissional com garantia de qualidade.

Por que você precisa usar água limpa

O calcário é a causa da maioria dos problemas de vapor, por isso é importante tentar evitar que ele se forme. Uma maneira eficaz é preparar adequadamente o líquido. A melhor opção é usar água destilada, que pode ser adquirida em concessionárias de veículos e farmácias.

Como comprar água destilada com frequência é caro, você mesmo pode preparar a água usando uma chaleira, um filtro de água e um recipiente resistente ao calor.

Para preparar o líquido, é necessário ferver a água em uma chaleira, despejar em um recipiente resistente ao calor, deixar em infusão e coar o sedimento. Recomenda-se a utilização de um recipiente com cartucho de carvão para filtração para melhorar a qualidade do líquido.

Regras de manutenção e operação

A manutenção regular do dispositivo prolonga a vida operacional. Para manutenção de rotina, recomendamos que você execute periodicamente as seguintes operações:

  • a cada 50 horas de uso, a caldeira é lavada com água corrente;
  • os tubos que vão do tanque à caldeira são descalcificados;
  • limpe a caixa d'água e as tubulações;
  • limpe todas as peças após o tratamento.

Lavar periodicamente os depósitos menores é melhor do que remover uma espessa camada de calcário posteriormente. Para a limpeza, recomendamos o uso de um pano macio que absorva bem a umidade.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha