7 melhores maneiras de remover tinta velha de uma porta de madeira
As portas de madeira não apenas parecem sólidas, mas também possuem alto isolamento térmico e proteção contra ruído. Modelos caros de madeira encantam com a durabilidade, duram muito tempo, não requerem manutenção especial. À medida que a operação avança, a aparência da porta de madeira se deteriora, como remover a pintura antiga, interessa aos proprietários de apartamentos e casas que desejam modernizar um pouco o interior, porque não há dinheiro suficiente para grandes reparos , a compra de produtos.
Características da tinta
Antes de limpar a folha da porta, é preciso saber qual composição foi aplicada anteriormente na superfície, quantas camadas existem. Tintas e vernizes contêm produtos químicos. Se os materiais forem incompatíveis, o novo revestimento ficará irregular, aparecerão manchas e lascas. Tendo esclarecido todos os pontos, você pode escolher o reagente certo que pode remover facilmente a tinta velha.
Existem vários métodos para remover o revestimento, às vezes eles precisam ser combinados entre si. Depois de retirar o verniz, é preciso pisar na superfície com lixa, cobrir as rachaduras.
Como limpar adequadamente a porta da tinta velha
Tendo determinado o tipo de agente aplicado na folha da porta, escolha o método de sua remoção, levando em consideração o número de camadas. Antes de começar o trabalho, faça um estoque de ferramentas no formulário:
- raspador;
- espátula;
- exercícios;
- Secador de cabelo.
Para remover a poeira, você precisará de um pano, cubra a porta com papel alumínio ou embrulhe com fita adesiva.
Para evitar que as menores partículas de madeira ou verniz entrem nos olhos, use óculos de proteção. As vias aéreas são protegidas por um respirador.
método químico
A opção mais simples, que permite remover a tinta velha, não requer equipamentos especiais e custos de eletricidade. O revestimento rachado é tratado com um solvente. O produto químico destrói as moléculas de tinta e descasca facilmente a superfície da tela. Ao escolher um reagente, é necessário levar em consideração o tipo de madeira da qual a porta é feita.
método mecânico
Um revestimento rachado pode ser limpo sem o uso de produtos químicos. Remova a tinta velha com um grampo, quando ela cair, remova-a com um raspador. Com o método mecânico, não é necessário molhar a superfície da folha da porta com água, mas devem-se fazer movimentos bruscos, procurando evitar o aparecimento de marcas no fuste da porta.
A tinta, que adere firmemente, é removida com uma furadeira ou esmerilhadeira e aplicada em várias camadas por esmerilhamento. Não é recomendado o uso de pincéis como acessórios para ferramenta elétrica, o fio risca a madeira e, após a limpeza do revestimento, a superfície da tela deve ser preparada.O método mecânico não é adequado para remover a tinta de uma porta irregular, o material não pode ser removido das juntas e reentrâncias, ele permanecerá lá.

Método térmico
A pintura descascada pode ser aquecida, mas a temperatura de exposição deve ser selecionada levando em consideração o tipo de madeira, para não destruir a estrutura do material. O método térmico permite lidar com revestimentos antigos que não podem ser limpos com um raspador. Para aquecimento:
- construção de secadores de cabelo;
- lanterna ou lâmpada infravermelha;
- queimador de gás.
O jateamento, em que a tinta sob pressão do ar e com o uso de areia é quebrada em pequenas partículas e a tela não é danificada, não é feito em casa. Equipamentos caros são usados apenas por especialistas.
Variedades de lavagens
Melhor ainda, a tinta é removida por compostos especiais que reagem com ela. A tela amolece, mas nem as lavagens universais nem especializadas afetam a estrutura da árvore. Os primeiros produtos são adequados para remover vários materiais à base de água ou solvente.Para a limpeza de alguns vernizes e tintas, estão disponíveis lavagens especiais. Eles contêm substâncias que afetam a estrutura de um determinado revestimento.
Pó
Os removedores de tinta e verniz vêm em diferentes formas. Em termos de consistência, as lavagens são líquidas, o que limpa bem as superfícies decoradas com gravuras. Os vernizes tratam várias camadas de material rachado antigo. A mopa a seco é mais eficiente, indicada para a limpeza de grandes áreas e se espalha uniformemente com a adição de água.
Massa
Para não diluir o pó com o líquido para obter a consistência desejada, você pode comprar um produto pronto em forma de pasta na loja de ferragens. O trabalho é realizado em etapas:
- A composição é aplicada na superfície com um pincel comum.
- A porta é embrulhada com filme plástico por 3 ou 4 horas.
- A tinta é removida com uma espátula afiada, sem pressionar a ferramenta.
- A água é combinada com o vinagre na proporção de 5 para 1 e a pasta restante é removida.
Nem sempre todo o revestimento é removido de uma só vez, caso em que a superfície é lixada com lixa.

Usando um removedor de esmalte, remova de 8 a 10 camadas de verniz ou tinta. Você mesmo pode fazer uma pasta com soda cáustica. O agente é dissolvido em água, farinha de aveia é adicionada.
Congelar
É conveniente aplicar produtos de consistência gelatinosa em superfícies horizontais e verticais de diferentes espessuras para remover a tinta. Um dos géis Prestige baratos, mas eficazes, não requer agitação ou agitação antes do uso. A lavagem é aplicada à tinta com uma camada de 3 mm. Após 3-5 minutos, o material é limpo com uma espátula.
Remove revestimentos de poliuretano, acrílico, epóxi Gel Syntilor Light, age muito rapidamente, remove esmaltes, tintas à base de água de superfícies de madeira. O produto penetra nas camadas profundas do verniz, suavizando-as. Não há ácidos no gel, a composição é aplicada a rolo ou pincel com uma camada de 1 mm.
líquidos especiais
Para remover a tinta de superfícies de madeira com muitas peças pequenas ou gravuras, é aconselhável usar reagentes líquidos em vez de pasta ou pó.
As substâncias limpam a madeira de vernizes e tintas à base de poliuretano, óleo, epóxi.
Antes de aplicar a composição na porta, limpe o pó e a sujeira, feche as partes metálicas e inicie a limpeza:
- O reagente é coletado em um pincel e distribuído sobre a superfície.
- A tela é embrulhada em polietileno e deixada pelo tempo especificado nas instruções do líquido.
- Levante a tinta com uma espátula e remova-a com cuidado.
Ao usar produtos de lavagem, as precauções de segurança não devem ser ignoradas, pois contêm substâncias reativas. Depois de retirar o revestimento antigo, a madeira é enxugada com água e vinagre, preparada, envernizada, pintada.
Características da limpeza de uma porta de metal
Agentes de lavagem e reagentes permitem remover esmalte rachado, óleo, acrílico, tinta epóxi não apenas de superfícies de madeira, mas também para limpar portas de metal de vários materiais.A estrutura deve primeiro ser removida das dobradiças, desparafusadas as tampas e acessórios decorativos , e removeu as inserções de vidro. É melhor processar o produto com reagentes de ar. Para que a tinta fique sem esticar, aquecem com um secador de cabelo de construção, lubrificam com querosene, depois retiram apenas com uma espátula, trituram com lixa.

Uma lixadeira funciona bem com casacos velhos e rachados. Um bico é instalado na ferramenta, no qual o meio é pulverizado. Ao usar um secador de cabelo de construção que derreta o revestimento por exposição ao ar quente, deve-se tomar cuidado para que o metal não superaqueça. Quando surgirem bolhas no material, limpe-o com uma espátula. Uma pistola de calor ou maçarico derrete rapidamente a tinta, o restante da substância é removido com uma escova de metal. Rachaduras ou lascas formadas após a remoção do revestimento antigo são seladas com massa de vidraceiro.
Antes de aplicar a nova composição, a teia é lixada.
As portas de metal são limpas de uma das três maneiras, com o método mecânico às vezes o produto é danificado, a versão térmica é perigosa para a saúde humana. O uso de detergentes e solventes permite remover rapidamente o revestimento sem muito esforço.
Possíveis problemas
Muitas vezes não é possível remover imediatamente todas as camadas do revestimento antigo e é necessário iniciar a limpeza várias vezes. Ao usar o método mecânico, rachaduras se formam na folha de madeira. Devem ser cobertos com massa, tratados com primer. A tinta está mal separada, se a poeira se depositou na superfície, há manchas sujas. Limpe a porta antes de limpar. Quando aquecida com um secador de cabelo a uma temperatura acima dos valores máximos possíveis, a árvore escurece, seca e racha.
Dicas e truques adicionais
Você pode remover uma fina camada de material de uma pequena área sem ferramentas, basta esfregar a tela com uma escova de aço, lixar com uma lixa. Você não pode armazenar roupas em embalagens plásticas, a composição corrói o recipiente. Quando aquecida sobre uma chama aberta, bolhas se formam rapidamente na tinta, mas a madeira geralmente seca ou até queima. Os construtores não recomendam o uso de produtos químicos, secadores de cabelo, quando houver elementos de plástico na porta que não possam ser removidos.
Não é aconselhável aquecer a superfície nos locais onde a fiação é colocada, pois isso pode causar curtos-circuitos. Em alguns casos, o revestimento não precisa ser limpo e um novo é aplicado à camada antiga. Antes disso, o revestimento é lixado, as amolgadelas são alisadas, lavadas com solução alcalina e preparadas.E esmalte, óleo e tinta acrílica devem ser removidos se você quiser obter o efeito de madeira translúcida.


