Como pendurar corretamente um rack para um secador de toalhas com as próprias mãos

Apesar da aparente complexidade, a instalação de aquecedores de toalhas não causa problemas mesmo para pessoas que não possuem experiência adequada. No entanto, a instalação desta ferramenta requer o cumprimento de certas regras. Também é importante seguir vários critérios para a escolha de racks para aquecedores de toalhas, pois a resistência da estrutura depende dessas peças.

Principais variedades

De acordo com o princípio de operação e características técnicas, os toalheiros aquecidos são divididos em água e eletricidade. Existem também tipos combinados que combinam as características dos dois anteriores.Os modelos de água são mais populares porque são conectados diretamente aos canos de água quente e têm uma longa vida útil.


Apesar de existirem três tipos de toalheiros aquecidos, produtos semelhantes são montados em qualquer um dos suportes do mercado. Nesse caso, a ordem de instalação muda dependendo do tipo de design selecionado.

A água

Os modelos de água são conectados diretamente ao sistema de aquecimento ou tubos de água quente. Em comparação com outros dispositivos, essas estruturas são mais difíceis de instalar. No entanto, após a instalação desse tipo de produto, o pagamento das utilidades não aumenta.

Elétrico

Os modelos deste tipo podem ser instalados em qualquer parte do interior, em locais onde se encontra a fonte de alimentação. Essas bobinas são selecionadas de acordo com as condições de operação. Se um aquecedor elétrico de toalhas estiver instalado no país, os modelos de baixa potência são adequados. E quando as serpentinas forem instaladas para aquecer um banheiro ou outro cômodo, os modelos devem ser levados na proporção de 100 watts de potência por metro quadrado de área interna.

Combinado

Estes modelos combinam as características dos dois anteriores. As bobinas combinadas são menos populares devido ao seu preço superfaturado.

Critérios chave de seleção

Além dessas características, ao escolher uma bobina adequada, você deve prestar atenção ao material, dimensões e formato do aquecedor de toalhas.

Além dessas características, ao escolher uma bobina adequada, deve-se atentar para o material

Material

As bobinas são feitas de:

  1. Aço inoxidável. Esses aquecedores são caracterizados por baixa resistência a partículas na água. Por esta razão, os sedimentos se formam dentro dos tubos ao longo do tempo.
  2. Cobre bronze. Ambos os materiais são caracterizados por maior transferência de calor e vida útil curta. A galvanização dos tubos por dentro permite estendê-los. Esta circunstância deve ser especificada no passaporte, que é anexado ao toalheiro aquecido.
  3. Aço preto As bobinas feitas deste material são sensíveis a mudanças de pressão. Portanto, é recomendável conectar aquecedores de toalhas deste tipo a sistemas de aquecimento privados.

Ao escolher bobinas, você também deve considerar como o material do qual o encanamento é feito reage à água dura.

Dimensões e forma

Os fabricantes produzem toalheiros aquecidos na forma de um rack (em forma de U) ou uma cobra (em forma de M). Há também foxtrots, escalas e modelos modernos. Os dois primeiros são rolos clássicos, enquanto os últimos são grandes. Portanto, é recomendável instalar toalheiros aquecidos em U e em M em banheiros compactos e o restante em grandes.

Métodos de conexão no banheiro

Além disso, antes de comprar aquecedores de toalhas, você precisa decidir a qual sistema o dispositivo será conectado.

Conexão de água quente

A ligação a um tubo de AQS garante o aquecimento da serpentina durante todo o ano. Ao mesmo tempo, o consumo de água praticamente não muda.

Ligação ao sistema de aquecimento

Esta opção de conexão é utilizada se não houver acesso ao abastecimento centralizado de água quente. Após a conexão ao sistema de aquecimento, a bateria permanece constantemente aquecida.

Esta opção de conexão é utilizada se não houver acesso ao abastecimento centralizado de água quente.

Condições para instalação correta

Ao instalar aquecedores, as seguintes condições devem ser observadas:

  • o diâmetro dos tubos de alimentação deve corresponder às dimensões dos elementos do dispositivo de aquecimento;
  • é fornecido um jumper (bypass) entre as saídas da bobina, que mantém a vazão do fluido de transferência de calor definido;
  • Instale a máquina de secar a uma distância mínima de 120 milímetros do chão.

Além disso, os suportes devem fornecer uma distância da parede de 3,5-4 milímetros ou 5-7 milímetros se o diâmetro dos tubos da bobina for menor ou 25 milímetros, respectivamente. Ao instalar um aquecedor de toalhas, é proibido instalar travas até que o jumper esteja conectado.

Diagramas de instalação recomendados

Recomenda-se que os toalheiros aquecidos sejam instalados usando um recorte lateral ou diagonal, cada um permitindo a localização da saída superior e da saída inferior. Tais métodos de montagem são possíveis nas seguintes condições:

  1. O ponto inferior da conexão está mais próximo do solo do que o tubo de conexão, o ponto superior está mais distante.
  2. A conexão horizontal também é utilizada para entradas com seção transversal de até 32 milímetros.
  3. O diâmetro dos tubos aos quais o aquecedor de toalhas está conectado é de 0,75 polegadas (para aço) ou 25 milímetros (para polipropileno).
  4. Os tubos aos quais a bobina está conectada estão localizados em uma inclinação não superior a 2-3 centímetros por metro.
  5. Os tubos de alimentação não devem ser dobrados para evitar a aeração do sistema.

Existem outras opções para conectar um toalheiro aquecido. Porém, nesses casos, é necessário observar as condições acima e instalar uma válvula de dreno para purgar o ar.

Esquemas de conexão proibidos

Não é recomendado usar os seguintes circuitos ao conectar uma bobina:

  • o dispositivo está localizado mais perto do chão do que a saída inferior;
  • o tubo superior se dobra em vários lugares até o ponto de conexão com a bobina;
  • o downpipe se curva até o ponto de conexão com o toalheiro.

Em cada uma das opções acima, a água quente não entra na bateria.

Instruções passo a passo

A ordem de instalação e conexão a um sistema de fornecimento de refrigerante não depende do esquema selecionado.

A ordem de instalação e conexão a um sistema de fornecimento de refrigerante não depende do esquema selecionado.

ferramentas necessárias

O tipo de ferramenta é selecionado dependendo do tipo de aquecedor de toalhas. As bobinas geralmente são equipadas com todas as peças necessárias para a instalação. Além disso, um ferro de solda e uma faca podem ser necessários se forem usados ​​tubos de polipropileno.

Também é recomendável adquirir válvulas de fechamento e suportes telescópicos, que facilitarão o alinhamento da estrutura.

Desmontagem de equipamentos antigos

Antes da desmontagem, é necessário coordenar este trabalho com a empresa de gestão (se a bobina estiver instalada na parede de um prédio de apartamentos). Então você pode remover o toalheiro antigo.

Nesse caso, existem duas opções de trabalho:

  1. As porcas de união são desaparafusadas, por meio das quais a secagem é fixada nas entradas.
  2. A bobina é cortada dos carros usando um "triturador". O restante deste último deve ser suficiente para cortar os fios.

Em ambos os casos, o comprimento dos tubos de alimentação deve ser suficiente para a inserção do dintel.

Como instalar corretamente válvulas desviadoras e de esfera

Você pode pendurar um aquecedor de toalhas sem um jumper. No entanto, a maioria dos encanadores recomenda a instalação do último. O by-pass é montado em conectores pré-cortados nos tubos. Se necessário, os fios são cortados nas entradas. Se o trabalho for realizado em tubos de aço, um ramal da mesma seção é soldado a eles. As válvulas de esfera são instaladas nas extremidades da bobina. Neste caso, também pode ser necessário rosquear os tubos antigos.

Fixação

Como mencionado acima, várias fixações podem ser usadas para instalar toalheiros aquecidos, independentemente do tipo de bobina.

Parênteses

Os bráquetes são divididos em bráquetes telescópicos e bipartidos. Nesse caso, a ordem de instalação desses fixadores em ambos os casos é a mesma. A instalação é realizada da seguinte forma: marcas são aplicadas na parede, ao longo das quais são feitos furos. Em seguida, o suporte é aparafusado a este último por meio de âncoras e parafusos. Os modelos telescópicos são convenientes porque não apenas fixam o aquecedor de toalhas, mas também permitem ajustar o espaço entre os tubos.

Os bráquetes são divididos em bráquetes telescópicos e bipartidos.

Apoiar

Assim como os clipes destacáveis, os suportes podem ser fixados na parede usando parafusos autorroscantes ou parafusos que se aparafusam na parede. Esses elementos raramente são usados ​​​​para fixar o tubo de refrigeração, pois criam certas dificuldades durante a instalação.

Conexão

As uniões permitem a fixação dos tubos de alimentação ao toalheiro. Existem vários tipos de tais fixadores, cada um dos quais é usado em condições apropriadas: "americano" (com porca de união), plugues (cobrir entradas não utilizadas), coletores (criar um ramal separado), etc.

Posando, apertando "mulheres americanas"

"Americanos" aproximaram-se da saída do secador de toalhas. Antes de iniciar o trabalho, a rosca é tratada com pasta de vedação e as porcas são apertadas. Não é recomendado o uso de força excessiva ao realizar este último trabalho.

marca

Para determinar os pontos em que serão feitos os furos para a instalação dos fixadores, é necessário fixar o toalheiro nas tubulações de saída, alinhá-lo com o nível do prédio e aplicar as devidas marcações na parede.

Preparando o buraco

Ao instalar as bobinas, é recomendável fazer furos profundos. Para fazer isso, você precisa perfurar uma parede de concreto. A seguir, é necessário inserir buchas nos orifícios obtidos, nos quais serão aparafusados ​​​​os parafusos dos fixadores.

Fixação

Antes da instalação, os fixadores são colocados nos tubos do aquecedor de toalhas, que são aparafusados ​​\u200b\u200bna parede com parafusos. Neste caso, recomenda-se a utilização de suportes, pois estes permitem, após a instalação, ajustar a posição do nível da bateria e em relação aos tubos de alimentação e à parede.

Aperto do fixador

Na fase final, todos os fixadores e acessórios são apertados com uma chave ajustável. A força excessiva pode descarnar os fios, obrigando-o a repetir o procedimento descrito.

Na fase final, todos os fixadores e acessórios são apertados com uma chave ajustável.

Checagem de sistema

Para verificar o desempenho do sistema, deve-se abrir as válvulas de fechamento de entrada e saída lentamente, a fim de evitar o golpe de aríete. Nenhuma água deve sair das juntas dos tubos.

Particularidades da instalação elétrica

A instalação do aparelho elétrico é realizada de acordo com o esquema descrito. A única diferença é que neste caso a bateria é montada separadamente dos tubos de aquecimento central ou de abastecimento de água quente. Além disso, você precisará passar fiação oculta da bobina para a fonte de alimentação. Nas juntas, é necessário isolar os cabos.

Erros comuns

Basicamente, os erros dos instaladores iniciantes devem-se à não observância dos esquemas de ligação das bobinas às tomadas (não observância do nível dos pontos de ligação, etc.). Tubos de diferentes seções transversais também são frequentemente usados. Além disso, durante a instalação, deve-se ter em mente que o tubo de alimentação deve estar localizado na parte superior e o tubo de drenagem na parte inferior.

Outro erro comum é a recusa em instalar o guindaste Mayevsky, que é usado para retirar o ar do sistema.

Dicas e truques adicionais

Ao instalar aquecedores elétricos, recomenda-se manter uma distância de pelo menos 20 centímetros da parede e 60 centímetros do chão. Neste caso, é necessário colocar os elementos estruturais afastados do móvel. E o soquete, completo com junta de borracha e tampa, deve ficar longe do radiador. Ao instalar radiadores, é recomendável usar componentes feitos do mesmo material. Isso evitará a ocorrência da chamada corrosão eletrolítica.

Recomenda-se cobrir os tubos de alimentação escondidos sob a guarnição com material isolante de calor. Se for instalado um coletor vertical, recomenda-se a instalação de uma válvula de drenagem, que impedirá a aeração do sistema em caso de corte de água. Antes de comprar aquecedores de toalhas de água, deve-se ter em mente que a pressão no sistema de abastecimento de água quente é de 8 a 10 (em casas novas) ou de 5 a 7 (em prédios antigos). Portanto, para aumentar a vida útil da bobina, produtos com paredes espessas devem ser preferidos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha