Qual é o melhor laminado para escolher, descrições de variedades e critérios de seleção
Durante os reparos, as pessoas geralmente se interessam pela questão de qual laminado é melhor. Para obter bons resultados na decoração de um interior, é preciso pensar nos mínimos detalhes. Para que o piso dure por muito tempo, é recomendável escolher um material de alta qualidade. Deve ser resistente à umidade, resistente ao desgaste e durável. A cor do revestimento não importa.
Contente
- 1 Construção laminada geral
- 2 Principais critérios de seleção
- 3 Regras gerais para correspondência de cores
- 4 Características da seleção de papel de parede para laminado
- 5 Como combinar portas
- 6 Seleção de rodapés
- 7 Variedade de estilos
- 8 Como escolher materiais de qualidade
- 9 Recursos selecionáveis dependendo da finalidade
- 10 Erros comuns
- 11 Dicas e truques adicionais
Construção laminada geral
O piso laminado é composto pelos seguintes componentes:
- papelão ou aglomerado - desempenha o papel básico;
- papel coberto com padrões decorativos - serve como camada intermediária;
- laminado protetor - usado para acabamento;
- papelão ou plástico macio - usado como suporte.
Principais critérios de seleção
Para escolher um material de alta qualidade, vários recursos devem ser levados em consideração. Isso inclui espessura do painel, resistência ao desgaste, força e outras características.
Espessura do painel
Esta é uma característica técnica importante. Os consumidores modernos preferem painéis com espessura de 7 a 12 milímetros. O material grosso tem as seguintes vantagens:
- continue quente;
- fornece isolamento acústico de alta qualidade;
- suporta cargas verticais;
- não sofre ao instalar objetos pesados;
- difere em um longo período de operação.
Classe de resistência ao desgaste
Ao escolher este tipo de piso, vale a pena considerar a classe de resistência ao desgaste.
31
Este revestimento é adequado para áreas de baixo tráfego. É permitido operar por um período máximo de 3 a 5 anos.
32
O tapume é usado para a casa ou um pequeno escritório. É capaz de suportar uma carga média. A alta qualidade do laminado é mantida por 15 anos.

33
Este revestimento é adequado para escritórios, áreas residenciais e outros locais caracterizados por um volume médio de tráfego. O período de serviço é de 15 a 20 anos.
34
Laminado é usado para lojas. É permitido colocá-lo na sala de espera e outros locais caracterizados por altas cargas. Este revestimento pode operar por 20 anos.
Resistência à umidade
Para que um laminado atenda a esse critério, ele deve ter uma base de qualidade. Normalmente, um cartão HDF é usado para isso. A resistência do laminado à umidade depende de sua qualidade.
Densidade
Um critério importante ao escolher um laminado é sua densidade. Recomenda-se escolher fibra de alta densidade. Alta pressão é usada em sua produção.
Antiestático
Recomenda-se escolher um laminado com características antiestáticas. Este material repele poeira e sujeira.
Higiene
Deve-se garantir que o laminado atenda às características higiênicas. Deve ser à prova de poeira.
Facilidade de manutenção
O piso deve ser fácil de limpar. Deve-se verificar se é permitido submetê-lo à limpeza úmida.

Resistente ao desbotamento
Ao escolher um material, deve-se verificar se ele é resistente à descoloração.
Graças a isso, o revestimento manterá sua cor por muito tempo.
Força
Para avaliar a resistência de um laminado, você deve prestar atenção à sua classe de resistência ao desgaste. Este parâmetro é escolhido levando em consideração as cargas esperadas no revestimento.
Possibilidade de desmontagem repetida e estiva
Um critério importante que se recomenda considerar na escolha de um laminado é a possibilidade de desmontagem. Se aparecerem defeitos, esse revestimento deve ser desmontado e substituído.
Regras gerais para correspondência de cores
Ao escolher um esquema de cores para um produto, as seguintes características devem ser consideradas:
- O grau de iluminação da sala. Pisos laminados muito escuros não são recomendados em ambientes bem iluminados. Toda a sujeira ficará visível nele.
- Tons de papel de parede e rodapés. Eles não precisam corresponder à cor do laminado. Papéis de parede de cores claras implicam pisos mais escuros.
- A área do apartamento. Em uma pequena habitação é indesejável usar um laminado de diferentes tonalidades.
- Sombra de portas interiores. Deve estar em harmonia com a cor do piso.
Características da seleção de papel de parede para laminado
Ao escolher o papel de parede para o revestimento do piso, antes de mais nada, você precisa levar em consideração o esquema de cores.
Tonalidade vermelha
Esta categoria inclui tons como cereja e milanesa. O papel de parede decorado com flores vermelhas brilhantes é considerado um complemento para esse revestimento. É permitido escolher papel de parede amarelo para o berçário, tons de verde ou azul são adequados para o quarto.

marrom
É fácil escolher papel de parede para esse laminado. Nesta situação, os tons de amarelo, creme e verde ficam ótimos. Qualquer tom pastel também serve. Acentos brilhantes nas paredes parecem interessantes.
Cinza
Essa cor é considerada elegante e discreta. Uma ótima adição será diferentes opções de cinza - escuro ou claro. Se você deseja criar um interior brilhante, o papel de parede amarelo serve.
Luz
Para ampliar visualmente o espaço, vale a pena escolher papel de parede 3 tons mais escuros que o revestimento.
O laminado branco ou leitoso pode ser combinado com opções de parede ricas.
Escuro
Esse laminado fica ótimo com papel de parede de cor clara. Essa combinação é a mais natural possível. Para manter a sala em estilo clássico, é permitido escolher uma tonalidade cremosa das paredes. O papel de parede amarelo pálido ficará ótimo.
Como combinar portas
Ao escolher combinações com portas, existem várias opções, cada uma com determinadas características.
Contraste
Essa combinação envolve o uso de laminado claro e portas escuras. A combinação inversa também é possível. Nesse caso, as tonalidades devem ser combinadas na direção - quente ou fria.

Combinação
Nesse caso, o laminado fica mais claro que as portas em um tom.Isso também é possível quando o padrão de porta e piso tem 1 tom.
Coincidência
Nesse caso, observa-se a máxima coincidência de cor e textura do piso e das portas.
Seleção de rodapés
Hoje existem muitos rodapés. Cada um deles tem certas características:
- Bebida. Feito de pinho ou amieiro. Às vezes, o carvalho é usado para esse fim. Este rodapé é durável, bonito e ecológico.
- Plástico. É considerada uma opção popular devido às suas boas características de instalação e excelente aparência.
- Fabricado em MDF. Simula a superfície de uma árvore. Isto é conseguido através do uso de papel texturizado. Esse pedestal tem medo de umidade, mas se distingue pelo custo acessível.
Variedade de estilos
Para criar um interior harmonioso e atraente, vale a pena considerar seu estilo. Existem muitos destinos populares.
escandinavo
Essa direção envolve o uso de laminado branco. Um esquema de cores escuras também é possível. Nesse caso, o restante dos detalhes do interior deve ser leve.
Moderno
Em um interior moderno, é usado um laminado de tom pronunciado - preto ou branco. Uma excelente solução seria a cor wengé ou ébano. Um revestimento cinza também é aceitável.
Sótão
Este estilo parece um pouco áspero. Diferentes tons de laminado são adequados para ele. Além disso, eles devem ter uma textura de madeira pronunciada.

Clássico
Nesse caso, tons nobres parecem apropriados. Uma excelente solução seria um laminado que imita espécies valiosas de madeira.
Carvalho clássico, jacarandá e bordo ficam ótimos.
Tecnologia avançada
Um acabamento metálico vai bem com este estilo. Também é permitido escolher um laminado que imite a pedra natural. No entanto, opções de cores ou tons quentes simplesmente não parecem fora de lugar.
Como escolher materiais de qualidade
Muitos critérios devem ser levados em consideração ao escolher um revestimento de qualidade. Os principais são:
- resistência a cargas aumentadas e prolongadas;
- resistência à abrasão;
- resistência a arranhões ou rachaduras;
- resistência química;
- Resistência ao impacto;
- resistência a altas temperaturas e desgaste;
- a possibilidade de deitar em um piso quente;
- conformidade com as normas ambientais;
- fácil de usar;
- facilidade de instalação.
Recursos selecionáveis dependendo da finalidade
Ao escolher um laminado, você definitivamente deve considerar a sala em que planeja usá-lo.
Comida
Esta sala é considerada difícil. Isso requer a escolha correta dos materiais de acabamento. Antes de comprar um laminado, vale a pena determinar qual variedade é adequada para a cozinha.
Recomenda-se dar preferência a uma alta classe de resistência ao desgaste do revestimento.
A resistência do laminado à umidade não é desprezível. O material do piso da cozinha deve ser chanfrado para ajudar a esconder as juntas. Se a água entrar entre as ripas, ela deformará os painéis. Não será possível lidar com tal defeito. Portanto, após a colocação do revestimento do piso, a área da junta é impregnada com um selante especial.

Corredor
O corredor é frequentemente exposto a fatores adversos. As pessoas entram nesta sala com sapatos empoeirados e sujos. Pode haver neve ou umidade na sola. Portanto, o piso está sob estresse máximo e requer limpeza regular.
Para evitar problemas, vale a pena escolher um laminado durável - classe 33 ou 34. Deve ter impregnações que ajudem a lidar com o excesso de umidade.
espaços de vida
O laminado é escolhido dependendo do interior e da finalidade da sala. Nas instalações domésticas, o piso está menos exposto a influências negativas. Portanto, 31 ou 32 classes de laminado são suficientes.
Ao mesmo tempo, recomenda-se avaliar suas características ambientais. Para fazer isso, você precisa prestar atenção à marcação. A marca E0 ou E1 indica um mínimo de formaldeídos nocivos. Neste caso, recomenda-se evitar os parâmetros E2 e E3.
Erros comuns
Ao escolher o piso para um apartamento, muitas pessoas cometem erros comuns:
- Desconsidere os parâmetros de resistência ao desgaste. Muitos compradores são guiados pela aparência do material, esquecendo-se de sua resistência.
- Opte por uma capa barata. De fato, esse material não possui várias características importantes.
- Não verificar a garantia. O laminado de uma classe difere de outra em termos de períodos de garantia. Essa característica deve ser levada em consideração.
- Eles não prestam atenção aos parâmetros de resistência à umidade dos materiais. Alguns revestimentos não sobreviverão à limpeza úmida frequente.
- Desconsidere a compatibilidade ambiental do revestimento. Este material é feito de resinas de fenol-formaldeído. Exceder a norma cria um perigo para a saúde.
- Não use mídia especial. Ajuda a nivelar o revestimento, proporciona isolamento térmico e absorve o som.
- Escolha um revestimento muito fino. O piso laminado espesso ajuda a abafar os sons.
Dicas e truques adicionais
Ao escolher um laminado, as seguintes características devem ser levadas em consideração:
- Os painéis laminados têm diferentes tipos de juntas. Se você pretende colocar os painéis sozinho, precisará adquirir produtos com travas de pressão.Nesse caso, é possível facilitar o processo de instalação.
- Escolha a decoração certa. O piso é trocado com menos frequência do que as paredes são acabadas. Portanto, seu esquema de cores deve ser universal.
- A presença e o tamanho do chanfro são de grande importância. Imita uma prancha natural e tem funções práticas. Graças a este elemento, é possível evitar o aparecimento de juntas entre as placas. Após forte exposição à umidade, o laminado chanfrado pode ser desmontado, seco e remontado.
- O preço do substrato não é levado em consideração. Essa característica tem um impacto significativo no preço final do piso.
A escolha do laminado tem vários recursos. Para obter bons resultados nesta área, muitos critérios devem ser considerados. Em primeiro lugar, os parâmetros de resistência ao desgaste e resistência são importantes. De importância significativa é a escala de cores e a textura do revestimento. Deve se encaixar perfeitamente no estilo geral do interior.


