Qual linóleo é melhor escolher para a cozinha, dependendo do tipo de material, textura e cor
Um dos materiais mais práticos e baratos para pisos é o linóleo. Possui boas características técnicas, longa vida útil e uma grande variedade de cores. Os designers apreciaram as texturas interessantes dos produtos em rolo e são amplamente utilizados na decoração dos quartos. Para decorar um cômodo de forma prática e de bom gosto, é preciso saber qual linóleo escolher para a cozinha e como colocar a camada de acabamento.
Requisitos básicos de cozinha
A sala é caracterizada por alto tráfego, mudanças de temperatura e umidade. Portanto, os pisos devem ter alta resistência ao desgaste, propriedades repelentes à água e serem fáceis de limpar. Requisitos principais:
- espessura ideal - de 3 mm;
- resistência do material;
- correspondência do tamanho da tela com as dimensões da cozinha;
- tipo de produto - à base de PVC doméstico ou semi-comercial;
- bom acabamento e acabamento.
O design deve complementar harmoniosamente os móveis da sala, e não "discutir" com as cores básicas do interior.
Variedades
Para escolher o piso certo, você precisa saber quais são os tipos de linóleo e se todos podem ser usados na cozinha. A gama de materiais fabricados é bastante grande e diversificada, por isso é necessário contar com as principais características dos produtos.
Natural
Para a produção, são utilizados óleo de linhaça, cal finamente moída, casca de cortiça, pó de casca, resina de pinheiro e corantes naturais. A base é de juta natural ou tecido não tecido. Vantagens: respeito pelo meio ambiente, retenção de forma e cor, facilidade de manutenção, resistência aos raios UV. Desvantagens: fragilidade ao dobrar, propriedades repelentes de água ruins, alto custo.
Atenção! Antes de comprar, é necessário verificar cuidadosamente o produto natural - durante o transporte, podem ocorrer rachaduras nas dobras.
Cloreto de polivinila
Para a fabricação de linóleo sintético, são utilizados base de juta, cloreto de polivinila expandido, poliéster ou veludo. No topo é aplicada uma composição especial, obtida pela mistura de plastificantes que conferem elasticidade, farinha de cortiça, acrilatos, aditivos minerais, estabilizantes, pigmentos. O PVC ganhou grande popularidade devido à sua boa qualidade e preço acessível. Vantagens: alta resistência à umidade, fácil de limpar, fácil de instalar. Desvantagens: sensibilidade à temperatura, baixa resistência a produtos químicos.
Em uma nota! Em condições de baixa temperatura, a elasticidade do produto sintético diminui e aparecem rachaduras. Portanto, no inverno, é recomendável escolher o material em loja aquecida, e não no mercado.
Borracha
O linóleo de borracha é chamado relin.Em sua produção, são utilizados como base betume, borracha reciclada, borracha sintética, pigmentos e aditivos de carga... O material não pode ser chamado de ecologicamente correto devido à liberação de substâncias tóxicas. As vantagens do Relin incluem alta elasticidade e resistência à umidade, mas é proibido colocá-lo em aposentos.

glifo
O segundo nome desse linóleo é alquídico. O material contém resinas alquídicas. As vantagens do linóleo gliftal incluem bom isolamento térmico e acústico. Mas uma séria desvantagem é a fragilidade e complexidade da instalação.
Importante! Antes do assentamento, o material alquídico deve ser mantido em ambiente aquecido para que não se deforme após o assentamento.
Coloxilina
Plastificantes, cargas e pigmentos são adicionados à composição obtida a partir da nitração da madeira ou da celulose do algodão. O resultado é uma tela sem fundo e com acabamento liso. As vantagens dos produtos de coloxilina são resistência à umidade e segurança contra incêndio. Mas também há desvantagens - suscetibilidade a mudanças de temperatura e encolhimento.
Formas de liberação de material
Como padrão, o linóleo é produzido em rolos com largura de 1-1,5 a 4-6 m. Mas, para simplificar o processo de instalação, os fabricantes oferecem outros tipos de materiais:
- Ladrilhos quadrados imitam parquet. Devido ao seu pequeno tamanho, podem ser colocados em diferentes direções, para reproduzir padrões diagonais e geométricos.
- Longas ripas de linóleo parecem laminados. O material é conveniente de instalar, é fácil de colocar mesmo sozinho. Se necessário, você pode facilmente desmontar e substituir a peça gasta.
- O linóleo líquido feito de resinas epóxi e poliuretano é colocado na forma de um piso monolítico sem costura. Possui boa impermeabilização, não se deteriora com limpeza frequente e exposição a produtos domésticos.
Ao colocar linóleo ladrilhado, muitas costuras são formadas, de modo que o material não tolera menos lavagens frequentes, e a vantagem de um revestimento líquido é uma superfície perfeitamente plana e a capacidade de alterar o design sem desmontar .

Opções de aparência
O linóleo com acabamento fosco ou brilhante parece igualmente impressionante no espaço da cozinha. É mais fácil limpar uma superfície lisa, cujos poros praticamente não obstruem a sujeira. Cores básicas para a cozinha:
- paleta bege e marrom com imitação de madeira natural;
- ricos tons de cinza pérola para combinar com a cor da pedra ou cerâmica;
- padrões de mosaico que se encaixam perfeitamente em qualquer interior;
- texturas e padrões extravagantes para uma decoração original;
- linóleo imitando parquet ou laminado.
No design da cozinha, o linóleo fica lindo com a textura das espécies de madeira - faia, cerejeira, jacarandá, carvalho. Padrões abstratos e geométricos dão um charme especial ao ambiente. Pisos "sob a pedra" - mármore ou granito, permanecem relevantes.
Importante! Na hora de decorar o piso da cozinha, é impraticável usar linóleo claro - ele suja rapidamente e requer manutenção constante.
Classificação de desgaste
De acordo com a norma europeia EN685, o linóleo é dividido em grupos de acordo com o nível de resistência ao desgaste. O indicador é formado por dois dígitos - o primeiro indica o tipo de ambiente em que o material pode ser colocado e o segundo indica o grau de carga máxima admissível no piso.
Tabela 1. Recursos básicos
| Nível de resistência ao desgaste | Classe e grupo de abrasão | |||||
| residencial | Empresas. | Indústria. | O mais baixo | moo | Significar | O mais estável. |
| 21-23 | 31-34 | 41-43 | Fortemente desgastado. F (até 0,6 mm) | Moderadamente desgastado. M (0,3 mm) | Fracamente desgastado. P (0,15 mm) | O T mais forte (0,08 mm) |
De acordo com o certificado europeu EN660-1, a característica mais importante do linóleo é a classe de abrasão. É definido como um indicador do grau de desgaste da camada protetora superior quando exposta a um abrasivo.
Com base nos parâmetros de resistência à abrasão e ao desgaste, o linóleo é classificado em doméstico, semicomercial e comercial. Para que o material sirva na cozinha por muito tempo, recomenda-se escolher um revestimento de pelo menos 23 aulas, mas a melhor solução é 32-33 aulas.

Grossura
Produtos homogêneos consistem em uma única camada. A espessura do linóleo não excede 3 mm, portanto o material não é muito procurado. O revestimento multicamada (heterogêneo) é uma composição de vários materiais com base sólida, camadas intermediárias, acabamentos decorativos e uma camada protetora. A espessura varia de 3 a 6 mm.
O linóleo doméstico tem uma espessura protetora de 0,2-0,25 mm, semicomercial - 0,4-0,6 mm, comercial - 0,6-0,8 mm. A opção do meio é adequada para a cozinha. Com a mesma carga "pedestre", o material durará pelo menos 5 a 7 anos. O valor mais importante não é a espessura do linóleo, mas a altura da transparência, que deve ser ideal de 0,5 mm.
Fabricantes
Muitas empresas estão envolvidas na fabricação de linóleo. Entre eles, vários fabricantes de renome mundial cujos produtos são de qualidade impecável:
- Forbo (Reino Unido);
- SOMMER (França);
- TARKETT (Alemanha);
- IVC (Bélgica);
- ARMSTRONG (Reino Unido).
Os produtos da marca doméstica Sinteros (Rússia) não são menos populares entre os consumidores. O linóleo desses fabricantes tem vantagens como durabilidade, resistência, respeito pelo meio ambiente e uma ampla gama de cores e texturas.
Como escolher o certo
Antes de comprar linóleo, você precisa medir o piso - a maior largura e comprimento. As dimensões dos nichos e portas são determinadas separadamente. Para cada valor obtido, adicione 80 mm - esta é uma margem para irregularidades e saliências ao longo do perímetro do piso.
Como escolher o linóleo certo:
- Não deve haver brilho oleoso (gorduroso) na superfície e os produtos de alta qualidade não têm cheiro específico.
- O produto deve ser composto por 5 camadas com uma espessura total de 3 mm. O padrão deve ser claro, sem listras ou manchas.
- Recomenda-se escolher o linóleo correspondente às dimensões da sala, com uma pequena margem de corte.
- É necessário se familiarizar com a documentação técnica para verificar a classe de resistência ao desgaste declarada.
- Ao avaliar a qualidade, você deve prestar atenção ao estado da superfície. Não é permitida a presença de rachaduras, ondulações, saliências, áreas com película esfoliada.

O consumidor determina de forma independente a cor, a textura e o efeito do revestimento decorativo, a partir de suas próprias preferências de gosto. Mas as cores e padrões devem estar em harmonia com o interior geral da cozinha.
Em uma nota! Em um quarto com suíte iluminada, pisos escuros ficam lindos. Se a mobília for dominada por cores vivas, escolha um estofamento de cor neutra. Um belo padrão ajudará a enfatizar a atmosfera calma.
Preparação da superfície
É necessário colocar o linóleo após o trabalho preparatório. A vida útil do material depende da exatidão de sua implementação.Além disso, para colocar perfeitamente a decoração do piso, você deve primeiro nivelar a base.
Remova o revestimento antigo
O linóleo pode ser instalado sobre um piso existente se estiver firmemente ancorado ao contrapiso. Caso contrário, o revestimento antigo deve ser removido. Se a cozinha tiver piso de tábua corrida e o estado da madeira for bom, você pode montar placas de compensado sobre ela. Eles são simplesmente aparafusados com parafusos auto-roscantes. Também é permitido colocar linóleo nos ladrilhos se o revestimento for monolítico. Se os fragmentos se desprenderem ou não aderirem bem, o material antigo é desmontado e uma base de concreto é preparada.
Nivelamento de superfície
A superfície deve estar limpa, seca, perfeitamente plana e lisa, isenta de sujidade, manchas de óleo ou resíduos de tinta. Antes de instalar as tiras de linóleo, recomenda-se adicionar uma camada intermediária de cortiça, plástico e compensado. É preciso eliminar irregularidades, vedar trincas e lascas com massa, cimento ou resina. O ideal é nivelar o piso com massa autonivelante de cimento. Após a secagem completa, a superfície é cuidadosamente lixada.
Limpeza
Recomenda-se aspirar a base preparada antes de colocar o linóleo. É importante que o piso sob o linóleo esteja seco, caso contrário o revestimento decorativo incha. Um substrato úmido pode causar um cheiro desagradável de mofo na cozinha.
Preenchimento
Revestir um substrato de madeira ou concreto com um primer ajuda a prevenir o crescimento de mofo e melhora a adesão (adesão) ao adesivo. O primer deve secar pelo menos conforme especificado pelo fabricante (a partir de 24 horas).

Como encaixar corretamente
Depois de preparar a base, o rolo enrolado é levado para a sala e deixado por 1-2 dias.Após nivelar o material, ele é cortado e inicia-se a instalação da tela:
- Sem cola: a fita adesiva dupla face é fixada na borda da folha e na base. O linóleo é colocado, nivelado e passado com uma espátula de madeira para remover as bolhas de ar sob a folha.
- Com cola: dobre a tela (mas não dobre!) No meio, aplique a cola com uma espátula dentada. Antes de aplicar o material no chão, deixe-o descansar por 1-2 minutos para que a cola mostre suas propriedades. Após a colocação, retire o ar com uma espátula lisa, cole a segunda parte da tela.
- Massa de cola: o método é caro e demorado, por isso raramente é usado em casa.
Ao recortar o linóleo, é necessário deixar um vão tecnológico entre o revestimento e a parede de 5 mm para a livre movimentação da tela ao encolher.
Erros comuns
Alguns consumidores cometem erros na escolha e instalação do material, o que acaba levando à formação de um revestimento de baixa qualidade e de curta duração. Os erros mais comuns são:
- estilização imediatamente após a entrega - o material não tem tempo para nivelar;
- ignore a preparação da superfície - como resultado, as telas ficam eriçadas;
- armazenamento do rolo na posição horizontal - ondas são formadas;
- instalação em pisos sujos e úmidos - a tela não gruda, com o tempo aparece um fungo;
- cortando o material sem folga - as ondas permanecem.
Para folhas finas de linóleo, é necessária uma base plana de alta qualidade. Caso contrário, qualquer defeito ou imperfeição ficará visível.
Dicas e truques de artesãos experientes
É aconselhável comprar linóleo em loja, em lote, para que não haja diferenças de cor.Antes de comprar linóleo, você precisa saber as dimensões exatas da sala e escolher uma folha com as dimensões correspondentes mais 80 mm de estoque. Outras dicas:
- Dobrar um rolo longo ao meio não é recomendado.
- Não cole fita adesiva na parte da frente da tela.
- O linóleo deve ser dobrado para dentro. Se estiver dobrado para o outro lado, é necessário envolver o rolo com uma película protetora.
- Para fixar a tela com segurança, é melhor colocá-la na cola.
- Se houver costuras, as juntas devem ser coladas com cuidado.
O linóleo serve como uma bela decoração para um quarto. É barato em comparação com outros revestimentos, duradouro e tem propriedades resistentes à umidade. Para obter um revestimento de alta qualidade, você precisa escolher o linóleo certo e seguir as regras de instalação.


