Regras para plantar e cuidar de uma gérbera de jardim, especialmente o cultivo

A gérbera de jardim é uma cultura popular com excelentes propriedades decorativas. Para que uma planta se desenvolva normalmente, ela deve receber cuidados abrangentes e de alta qualidade. Recomenda-se regar e alimentar a flor em tempo hábil. A proteção contra doenças perigosas e ataques de insetos nocivos, bem como capina e afrouxamento do solo, não é insignificante.

Descrição e características da planta

É uma cultura delicada e bonita que decora o jardim de flores com cores vivas.Ao mesmo tempo, é importante cuidar integralmente da flor. Gerbera pertence à família Asteraceae. Suas flores estão reunidas no centro da roseta e formam um todo. Eles podem ser de tamanhos diferentes. Mas na maioria das vezes eles têm um diâmetro de 10 a 12 centímetros.

As plantas são baixas e altas. Alguns espécimes atingem 1 metro de altura. Ao mesmo tempo, flores com menos de 30 centímetros são cultivadas com mais frequência no jardim. As gérberas têm um longo período de floração que dura cerca de um mês.

Como plantar no chão

Esta flor é considerada exigente. Precisa de calor suficiente e alta umidade. A execução adequada do trabalho de plantio não é desprezível.

Recomendações de tempo

Recomenda-se plantar uma cultura em campo aberto na primavera, quando passa a ameaça de geada. Mesmo uma pequena onda de frio matará a colheita. A planta geralmente é plantada no final de maio ou início de junho.

Seleção e preparação do material de plantio

Ao comprar mudas, deve-se ter em mente que não deve ser alongado. É importante que as folhas tenham uma rica tonalidade verde. Não deve haver manchas ou depósitos no porta-malas. Antes do plantio, as plantas devem ser adaptadas às novas condições. Para fazer isso, eles devem ser mantidos fora por 1 dia.

cor saturada

Requisitos do Local e do Solo

Na hora de escolher um local, vale avaliar se ele está protegido do vento. É melhor escolher um local protegido por uma cerca ou muro. É permitido colocar a flor em uma pequena cavidade. Ao mesmo tempo, a água não deve se acumular nela.

É importante que o local seja o mais iluminado possível durante o dia.

O solo deve ser leve e nutritivo.Para a autopreparação do substrato, turfa, areia e grama devem ser misturados em proporções iguais. Você também pode adicionar casca de pinheiro picada. Uma camada de drenagem deve ser colocada na depressão e um substrato deve ser adicionado.

Esquema de pouso

Para plantar uma planta no solo, você deve seguir estas etapas:

  1. Remova cuidadosamente a cultura do recipiente. Ao fazer isso, é importante tentar não danificar as folhas e raízes.
  2. Faça um recesso na zona de aterrissagem.
  3. Coloque a flor no centro e polvilhe nas bordas. Nesse caso, a saída não deve estar localizada abaixo da superfície da terra ou subir muito acima dela.
  4. Regue a planta com água morna. Em seguida, adicione a solução Fitosporin, que ajudará a desinfetar o chão.
  5. Finalmente, trate as folhas com a solução de Epin.

plantar flores

Métodos de reprodução

Existem vários métodos de reprodução, cada um com certas características.

Estacas

Este é um método de propagação vegetativa. Para fazer isso, siga estas etapas:

  • desenterrar a cultura mãe;
  • corte as rosetas e trate a área cortada com carvão picado;
  • plantar uma flor;
  • corte os brotos com uma raiz e plante no solo;
  • cubra as estacas com uma tampa transparente.

cor do arbusto

Divida o mato

Se precisar aumentar o número de gérberas em campo aberto, pode-se usar o método de divisão do mato. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Escolha uma colheita alta com raízes desenvolvidas.
  2. Desenterre um arbusto.
  3. Corte as raízes com 15 centímetros de comprimento.
  4. Divida as raízes em vários fragmentos, deixando 2-3 folhas nas partes separadas.
  5. Polvilhe as áreas cortadas com carvão para prevenir doenças.
  6. Plante os espécimes separados diretamente no solo. Nesse caso, os soquetes devem ser elevados em 10 a 15 milímetros.
  7. Plantação de sombra e água. Em um mês, eles criarão raízes e começarão a crescer ativamente.

brotos de raiz

Nesse caso, vale a pena encontrar a planta mais forte e maior e separar dela os brotos da raiz. Após o que deve ser transplantado para um novo local.

raiz de flor

Regras gerais de cuidado

Para cultivar uma cultura com sucesso, ela deve receber cuidados abrangentes e de qualidade.

modo de rega

Gerbera tem folhas largas que evaporam ativamente a água da superfície. Portanto, a cultura precisa de rega ativa. São gastos 25 litros de água por metro quadrado de canteiro.

Recomenda-se regar as plantas pela raiz para evitar a erosão do solo e a exposição das raízes.

É importante que nenhum líquido derrame na saída, pois isso causará podridão.

cômoda

Recomenda-se alimentar a cultura 2 vezes por mês. Uma planta perene tolera bem os minerais. Ao mesmo tempo, o excesso de matéria orgânica leva à perda da cultura decorativa. Para estimular o crescimento, é permitido usar esterco de vaca - isso é feito no máximo uma vez por temporada.

Para gerbera, o sulfato de magnésio é bom. Se a planta for plantada em local com pouca luz, vale a pena usar um agente que contenha fósforo.

Não é recomendado fertilizar gérberas com substâncias que contenham cloro. O uso de cloreto de potássio é particularmente perigoso. Para uma floração abundante, a cultura precisa de fósforo, magnésio, manganês, potássio. No outono, é permitido adicionar composições de suporte uma vez por mês. Após o término da floração, a alimentação é interrompida.

alimentar

Afrouxamento e capina

O plantio é recomendado para capinar ocasionalmente. Essa manipulação ajudará a se livrar dos concorrentes que absorvem umidade e nutrientes. Além disso, as pragas são encontradas na grama, que podem infectar uma planta cultivada. Após cada rega, o solo deve ser solto. Isso ajudará a oxigenar o sistema radicular.

Proteção contra pragas e doenças

Uma das desvantagens do cultivo é a suscetibilidade a doenças. Isso se deve ao dano ao solo e à estagnação da umidade. Para evitar processos de decomposição, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • trate as mudas com uma solução especial;
  • usar drenagem completa;
  • regar adequadamente a cultura, evitando que seque;
  • ao molhar o solo, evite molhar a folhagem.

Às vezes, a cultura é afetada por pragas - principalmente tripes, carrapatos e pulgões. Para combater as pragas, vale a pena usar inseticidas.

parasitas

No inverno

Recomenda-se cobrir a gérbera para o inverno. É melhor usar palha ou folhagem seca para esse fim. Em regiões de clima frio, a gérbera é cultivada anualmente ou desenterrada antes do inverno com um torrão de terra e transplantada para um vaso grande.

Mantenha a flor em uma sala iluminada e fresca a + 7-8 graus Celsius.

Tamanho

Para prolongar a floração das gérberas e ativar o marcador de novos pedúnculos, vale a pena se livrar rapidamente dos pedúnculos desbotados. Ao mesmo tempo, recomenda-se não cortá-los, mas quebrá-los na área da base ou torcê-los para fora do funil de alumínio.

Possíveis problemas de crescimento

Ao cultivar uma gérbera de jardim, existe o risco de vários problemas.A planta frequentemente encontra doenças e pragas.

doenças

Às vezes, a cultura é afetada por infecções fúngicas e bacterianas. Em tal situação, você precisa agir a tempo.

doença

podridão da raiz

Ao mesmo tempo, começa o apodrecimento da roseta da raiz, as folhas murcham. Como resultado, a cultura pode morrer. A causa dos problemas é rega excessiva, estagnação de líquido no solo ou na saída da planta. O uso de água muito fria para irrigação também leva a uma violação.

A cultura deve ser tratada com Fundazol ou Maxim. Se a planta morrer, deve ser desenterrada e destruída.

podridão cinzenta

Com o desenvolvimento da patologia, todos os fragmentos da cultura são cobertos por uma flor cinza. A causa da podridão cinzenta é o aumento da umidade do solo ou do ar. Isso também leva à estagnação do líquido na planta e à falta de fertilizante. Rovral e Fundazol ajudarão a lidar com o problema.

Oídio

Nesse caso, o caule é coberto por uma flor esbranquiçada. À medida que a patologia progride, as folhas e os pedúnculos são afetados. O problema é causado pela quantidade excessiva de minerais no solo e pela deficiência de cálcio.

Uma solução de Topázio ou Fundazol ajudará a lidar com a doença. O cumprimento do regime de temperatura e umidade não é desprezível.

Mosaico

Inicialmente, as folhas são cobertas por manchas verde-amareladas que se parecem com estrias de mármore. Depois disso, eles se deformam e morrem. Neste caso, apenas medidas preventivas são possíveis. Antes de plantar, vale a pena processar o solo. Se a cultura estiver doente, é impossível lidar com a patologia.

manchas amarelas

pragas

Às vezes, a planta encontra ataques de insetos nocivos. Para lidar com isso, são usadas preparações inseticidas.

mosca branca

Nesse caso, as folhas afetadas adquirem uma tonalidade amarela e secam. Então eles são cobertos com substância pegajosa e larvas. Inseticidas ajudam com moscas brancas - Confidor, Aktara.

Manter os parâmetros ideais de umidade e temperatura não é insignificante. Você pode plantar hortelã-pimenta ou capuchinha perto da gérbera.

pulgão

Quando a planta está infectada, aparecem protuberâncias marrons no lado sujo das folhas. Inseticidas ajudam com pulgões - Decis, Fitoverm. Também é permitido polinizar plantações com cinzas. Você pode usar pó de tabaco.

pulgão

Variedades

Existem vários tipos de gérberas de jardim, cada uma com certas características.

Wright

Esta cultura é melhor cultivada em estufas. A planta é considerada muito caprichosa. Ele precisa de ventilação completa e alimentação sistemática.

Jameson

Em altura, essa variedade de gérberas chega a 60 centímetros. A floração dura de agosto a novembro. A cultura é caracterizada por uma variedade de cores.

com folhas verdes

Esta gérbera é considerada a ancestral das demais espécies.

gérbera vermelha

abissínio

A planta é caracterizada por flores brancas não muito grandes. Às vezes, eles se distinguem por uma tonalidade avermelhada.

ambigua

É uma gérbera branca com excelentes características decorativas.

ferruginado

É uma variedade vermelha que é popular entre muitos jardineiros.

Anandria

Outra espécie de planta popular que é cultivada por muitos produtores.

variedade varietal

Para cultivar uma planta com sucesso, vale a pena escolher a variedade certa e dar-lhe os devidos cuidados.

Cuidado

Júpiter

Esta variedade tem um aroma agradável e um longo período de floração.A planta é caracterizada por pétalas longas e estreitas, por isso se assemelha a uma camomila. O caule atinge 70 centímetros.

Marchar

Os pedúnculos desta variedade dissolvem cestas inteiras, que possuem várias fileiras de pétalas.

alcor

Esta variedade é caracterizada por uma rica tonalidade cereja. As plantas são decoradas com pequenas flores. Os arbustos atingem uma altura de 50 centímetros.

migrar

É uma planta de folhas estreitas com flores grandes. É decorado com pétalas longas e estreitas que divergem em diferentes direções. As flores são rosa brilhante.

Romeu

Esta variedade é caracterizada por ricas inflorescências vermelhas que possuem excelentes propriedades decorativas.

Romeu

Delios

Esses arbustos são decorados com flores vermelhas brilhantes. Portanto, a cultura é cultivada em suas parcelas por muitos produtores.

ALGOL

Esta é uma cultura bastante grande, que atinge 70 centímetros de altura. A flor atinge 13 centímetros de diâmetro.

Mistura Durora

Esta variedade é caracterizada por uma variedade de cores. A cultura se distingue por grandes inflorescências e hastes curtas.

Parada

Esta é uma atraente gérbera vermelha que é muito popular entre os jardineiros.

elegantes

Esta variedade é caracterizada por uma cor amarela. Existem também variedades rosa da variedade. A cultura tem raízes fortes e folhas alongadas.

Flor amarela

vicente

A planta tem inflorescências amarelas com um centro preto. Graças a isso, parece muito impressionante.

Real

Esta é uma categoria de variedades anãs de tamanho compacto e que servem como uma verdadeira decoração para o local.

Limão

Esta variedade é caracterizada por flores amarelas.

branco

A cultura tem flores brancas.

champanhe

Esta planta é caracterizada por pétalas cor de champanhe.

champanhe

AMARELO

A planta tem inflorescências amarelas espetaculares.

laranja escarlate

A cultura tem pétalas de laranja.

Como plantar mudas corretamente

Recomenda-se plantar sementes para mudas em janeiro ou março. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Faça um substrato. É composto por relva, solo frondoso, húmus, que se misturam na proporção de 2: 1: 1. A areia também é adicionada à composição.
  2. As sementes são cravadas no solo em 0,2-0,3 centímetros. Os primeiros brotos aparecem em 2 semanas.
  3. Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, as mudas são transplantadas para caixas. Com 4-5 folhas, os brotos são movidos para recipientes separados.

A floração das gérberas começa 10-11 meses após o plantio. As plantas resultantes podem perder as características das culturas originais.

Características do cultivo em casa

Ao cultivar gérberas em casa, os problemas de transplante podem ser evitados. Para fazer isso, use recipientes individuais com um substrato preparado.

No entanto, eles precisam ser regados periodicamente. Com o início do inverno, as plantas são transferidas para a varanda. Os parâmetros de temperatura ideais são + 10-12 graus.

rega

Como prolongar a floração em buquês

Para preservar o buquê, você deve seguir estas regras:

  • troque a água diariamente;
  • escolha um vaso alto e estreito;
  • despeje a água apenas alguns centímetros;
  • corte as pontas moles;
  • corte as hastes obliquamente.

Erros comuns

Ao cultivar gérberas, jardineiros inexperientes cometem erros:

  • regar a plantação incorretamente;
  • aplicar muito fertilizante orgânico;
  • não trate arbustos de doenças e pragas.

Uso em paisagismo

Cultivar gérberas no jardim ajuda a decorá-lo. Eles podem ser combinados com flores diferentes. As gérberas são versáteis, podem decorar canteiros de flores ou plantar em bordaduras.

Dicas e truques adicionais

Para cultivar gerberas com sucesso, você deve seguir estas regras:

  • regar a cultura a tempo;
  • aplique os fertilizantes certos;
  • pulverizar a cultura contra doenças e pragas.

A gérbera de jardim é uma cultura comum muito apreciada pelos jardineiros. Para obter bons resultados em seu cultivo, é necessário um atendimento de qualidade.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha