Quanta carne pode ser armazenada na geladeira, regras e datas de validade para diferentes tipos

O hábito de guardar alimentos para o inverno aplica-se não só às verduras e frutas, mas também às carnes. Ao entupir o freezer com carne bovina, suína, de aves e de coelho, é importante lembrar a quantidade de carne animal e de aves armazenada na geladeira. Quanto tempo o produto permanecerá fresco também depende do tipo de processamento - refrigeração ou congelamento. Diferentes períodos de armazenamento de carne de aves e animais após o cozimento - defumação, fritura, fervura, estufamento.

Requisitos para GOST e SanPin

De acordo com os padrões sanitários, em temperaturas de -2 a +2 graus, a carne crua e os produtos à base de carne são armazenados:

  • 48 horas - carne bovina, suína, carcaças de cordeiro, sobrecoxas, asas, filés de aves;
  • 24 horas - produtos semiacabados em conserva, carne moída, carne suína, vísceras;
  • 12 horas - frango moído.

Prazo de validade sob um regime de temperatura semelhante para refeições prontas:

  • dia - cozido, carne, miudezas cozidas e fritas;
  • 36 horas - ensopado, carne de porco frita, carne de vaca;
  • 2 dias - aves assadas, fritas e cozidas;
  • 72 horas - carcaças de aves defumadas;
  • 5 dias - carnes embaladas a vácuo.

A norma de umidade é de 85%, a circulação de ar é de 0,2-0,3 metros por segundo. A carne é armazenada em salas escuras. A vida útil mais longa é dada à carne cozida - 10 anos.

Pela norma estadual, o produto, após aberto em embalagem lacrada, deve ser comercializado e consumido em até 12 horas.

Condições e regras de armazenamento

A carne de animais e aves é armazenada em temperaturas de 0 a -3 graus por 2 dias e a -3 ... -5 graus - até 4 dias.

Carne de porco

A +7 graus, o prazo de validade da carne de porco é inferior a 24 horas, a -3-0 graus - até 2 dias. Lombo de porco, partes da carcaça para congelamento são embrulhadas em papel alumínio. Na prateleira inferior da geladeira, eles são armazenados em um saco plástico com furos.

Carne bovina

O prazo de validade em temperaturas de 0 a +7 graus na geladeira é de 7 dias, a -18 - até seis meses. Lombo de vaca, o bife é embrulhado em pergaminho.

O prazo de validade em temperaturas de 0 a +7 graus na geladeira é de 7 dias, a -18 - até seis meses.

Carneiro

O frescor dura 2 semanas em temperaturas abaixo de -15 e 90% de umidade. Congelar a -18 graus manterá a carne por 10 meses. Prazo de validade a -5 graus - 3 dias. O produto resfriado é armazenado em recipiente com gelo, sob pano úmido, utilizando papel alumínio e polietileno denso.

Frango

Refrigerado é armazenado por 5 dias a +2 graus, a 5 graus de calor o frango é de 12 horas. Em temperatura zero, o produto pode ser usado por 14 dias. Frango congelado pode ser mantido por 4 meses a -12 graus, 8 meses a -18. Durante o ano, a carne de frango pode chegar a -25 graus.Frango é armazenado em recipientes de plástico, sacos de plástico.

GANSO

A carcaça do ganso é embrulhada em papel alumínio ou pergaminho para protegê-la de odores estranhos e armazenada a 0 graus por 2 semanas. O ganso resfriado é armazenado a +2 graus por 3 dias e o congelamento prolonga a vida útil em até 7 meses.

Pato

As aves congeladas são armazenadas por seis meses, a 0 ... + 4 graus - 3 dias. A carne é guardada em uma tigela esmaltada, sob uma tampa. Asas, sobrecoxas e pedaços de lombo podem ser dispostos separadamente em vidros ou embrulhados em papel alumínio. O polietileno é adequado apenas para congelamento.

Coelho

A carne de coelho é armazenada por 5 dias em temperaturas de 0 a +4 graus. Antes do congelamento, uma carcaça fresca é suspensa e mantida por 8 horas a +5 graus. Em seguida, o coelho é cortado ou embrulhado inteiro em um saco plástico. Em -18, a carne de coelho ficará seis meses.

A carne de coelho é armazenada por 5 dias em temperaturas de 0 a +4 graus.

peru

Um saco plástico, filme plástico é adequado para congelamento. Uma carcaça inteira é armazenada por um ano e as partes por 9 meses. Condições de temperatura e prazo de validade:

  • -14 graus - uma semana;
  • -4 graus - 4 dias;
  • -2 graus - 2 dias.

Para armazenamento refrigerado, é necessário separar os ossos, pois a carne próxima aos ossos é a primeira a estragar. Você também deve armazenar os miúdos de peru separadamente, pois as carcaças não evisceradas estragam mais rápido.

Carne moida

O produto é armazenado:

  • a + 4-8 graus - 12 horas.
  • -18 - 3 meses;
  • -12 - 30 dias.

A carne moída refrigerada estragará em temperatura ambiente em 2 horas. Portanto, deve ser imediatamente cozido ou congelado.A carne picada em grande volume é disposta em recipientes esmaltados, as porções são embrulhadas em polietileno.

Desperdício

O Leaver congelado em blocos é armazenado por 4-6 dias e individualmente por 2-4 dias a uma temperatura de -12-18 graus. A uma temperatura de 0-2 graus e umidade de 85%, o fígado é armazenado por 36 horas, a +8 graus - por dia. As miudezas são envoltas em polietileno.

Como conservar adequadamente para armazenamento a longo prazo

Carne bovina e suína podem ser preservadas em uma marinada de vinagre:

  • despeje 8 colheres de sopa de água em um copo;
  • diluir 4 colheres de sopa de vinagre a 9% em água;
  • despeje uma colher de chá de açúcar em uma tigela com carne;
  • despeje uma solução de vinagre.

Carne bovina e suína podem ser preservadas em uma marinada de vinagre

A carne marinada pode ser armazenada em filme plástico por até 7 dias.

Características de armazenamento na geladeira

A temperatura média mantida na geladeira é de 0 a + 4-6 graus. O local mais frio fica na prateleira de cima, embaixo do freezer, onde é recomendado o armazenamento de pratos de carne.

A carne tratada termicamente pode ser armazenada por até 7 dias em um recipiente de esmalte, plástico ou cerâmica.

custos

Em temperaturas de 0 a -3 graus, a carne pode ficar 2 dias em esmalte ou papel. Se não houver outro recipiente, você pode colocá-lo em um recipiente de plástico. Filé, costeletas e costelas são colocados em uma prateleira separada para protegê-los de odores estranhos.

Fervido

Carne de porco, vaca e aves cozidas duram mais tempo no caldo e na panela em que foram cozidas. A vida útil não excede 2 dias.

Fumaça

Prazo de validade dos produtos defumados a frio - 3 semanas, a quente - até 7 dias. Carnes defumadas são embrulhadas em papel alumínio, pergaminho.Após abrir a embalagem original, o ideal é transferi-los para um saco de papel ou papel alumínio e guardar no freezer por até 3 dias.

Descongelado

Após a descongelação, os alimentos não devem ser devolvidos ao congelador. A polpa deve ser descongelada aos poucos na geladeira ou em temperatura ambiente para manter as costeletas ou o goulash macios e suculentos.

Após a descongelação, os alimentos não devem ser devolvidos ao congelador.

É melhor marinar as sobras e cozinhá-las no dia seguinte.

carne seca

As finas tiras de carne bovina são armazenadas em saquinhos zip, em pote de vidro forrado com papel toalha. O charque dura 3 meses na geladeira. As toalhas no pote devem ser trocadas a cada 3 dias. Também para armazenamento, as peças são untadas com óleo vegetal e envoltas em pano.

Ensopado

Ensopados enlatados abertos não podem ser armazenados por mais de 1-2 dias. O cozido caseiro deve ser esvaziado 3 dias antes.

Assar

O assado é guardado na geladeira em embalagem lacrada, papel alumínio, na prateleira de cima. O prato acabado pode ser transferido para pratos de cerâmica com tampa hermética... É melhor reaquecer uma vez, pois a alternância de calor e frio destrói as substâncias úteis do produto.

Gelo

Armazenamento de carne bovina e suína:

  • de 0 a +2 graus - 2 dias;
  • até -2 graus -12-16 dias;
  • -3 graus - 20 dias.

O frango é armazenado a 0 graus por até 15 dias e a -2 geadas - 4 dias.

Métodos de preparação de carne sem congelamento

A carne seca e salgada pode ser mantida por vários meses a 2 anos sem geladeira. Enlatar também é uma maneira acessível de manter a carne fresca.

A carne seca e salgada pode ser mantida por vários meses a 2 anos sem geladeira.

Salga

Existem métodos de salga:

  • seco - pedaços de 2 a 3 centímetros de espessura são abundantemente esfregados com sal de todos os lados, dispostos em camadas em potes de esmalte, alternando camadas de carne e sal, oprimidos e colocados na geladeira por 2 a 3 semanas;
  • molhado - as peças são mantidas em solução salina aquosa.

A carne enlatada acabada é embebida em água limpa para remover o excesso de sal. O produto salgado seco dura até 6 meses em temperatura ambiente, embrulhado em papel alumínio ou pergaminho.

Secagem

Tipos de tratamento:

  • frio - congelamento, mantendo sob vácuo por 6 horas até que a umidade e o gelo evaporem;
  • quente - tiras finas de polpa com 0,5 centímetro de espessura são colocadas em uma marinada de vinagre, pressionadas firmemente por cima, infundidas em local fresco por 10 horas e depois mantidas em forno de convecção por 8 horas a +60 graus.

O prazo de validade da carne curada a quente é de 1,5 meses, frio - 2 anos a +25 graus.

Conservas

O guisado caseiro é preparado com a adição de gordura de porco, vaca, borrego:

  • temperos são colocados no fundo de potes esterilizados;
  • a carne é cortada em cubos, salgada, disposta em potes;
  • adicionar gordura, preenchendo os vazios internos;
  • Pré-aqueça o forno a 200 graus;
  • o recipiente é coberto com tampas, colocado no forno em uma assadeira coberta com sal grosso.

Após 2 horas, retiram o ensopado pronto e enrolam as latas.

Cozido caseiro é preparado com adição de gordura de porco, vaca e borrego

Sinais de deterioração da carne

Em um produto estragado, vários processos ocorrem com características:

  • podridão - uma superfície cinza e lenta, um odor desagradável indica a quebra de proteínas e o acúmulo de toxinas;
  • filme de lodo - ocorre como resultado da atividade vital das bactérias, que são ativadas em alta umidade e temperaturas acima de zero.Se você colocar o produto no frio, a atividade dos microrganismos diminuirá, mas a formação de muco não cessará;
  • pigmentação - também aparecem manchas vermelhas, esbranquiçadas e acinzentadas devido à disseminação de bactérias, fungos;
  • mofo - o aparecimento de um fungo é acompanhado por uma floração na superfície da polpa.

A carne deteriora-se se a temperatura de armazenamento não for respeitada. A limpeza externa do mofo, a imersão da carne em vinagre e marinada não garante sua total segurança na hora de comer.

Como prolongar a vida útil

Maneiras simples de manter a carne bovina, suína e de aves frescas por mais tempo:

  • para guardar na geladeira, corte em porções, coloque em um prato de vidro;
  • aos primeiros sinais de deterioração, lave as peças com água limpa e mergulhe-as em solução salina concentrada com algumas gotas de vinagre;
  • coloque a carne dentro ou embaixo do freezer, na zona de temperatura mais baixa;
  • salmoura;
  • retire os ossos, estripe a ave;
  • congelar.

Para manter a carne em temperatura ambiente por 2 dias, ela é colocada em uma tigela com água fria. Além disso, a peça de trabalho pode ser armazenada na geladeira se for derramada com leite e coberta com uma tampa.

Para manter a carne em temperatura ambiente por 2 dias, ela é colocada em uma tigela com água fria.

Erros comuns

Violações ao armazenar estoques de carne:

  • enxágue a carne antes de congelar;
  • deixe as refeições preparadas no fogão à temperatura ambiente;
  • armazene comida enlatada na varanda em temperaturas abaixo de zero;
  • congelar restos de carne descongelada;
  • mantenha a carne e o peixe juntos.

Ao congelar carne, deve-se indicar a data de validade na embalagem.Os produtos cárneos recongelados perdem o seu valor nutricional e sabor, pois os cristais de gelo destroem a sua estrutura.No caso de congelamento prolongado, o estado do produto deve ser verificado. Manchas cinzentas devido ao encolhimento podem aparecer na polpa - queimaduras frias. As peças danificadas devem ser descongeladas e cozidas. O encolhimento ocorre devido a embalagens com vazamentos e evaporação da umidade. O efeito é semelhante ao intemperismo. Portanto, apesar das manchas, essa carne é boa para alimentação.

Dicas e truques adicionais

É bom saber sobre o armazenamento de carne:

  • o polietileno não é adequado para armazenar carne bovina, suína, de frango e de coelho cozida no vapor;
  • a madeira absorve os sucos da carne e o metal deixa um gosto residual, por isso é seguro armazenar a carne em recipientes esmaltados ou de vidro;
  • para não bloquear o acesso de oxigênio, é melhor cobrir o produto com uma toalha;
  • a carne tratada termicamente não é armazenada no congelador;
  • depois de descongelar no micro-ondas, os preparados de carne ficam duros;
  • uma carcaça de ganso ou pato pode ser guardada sem geladeira, na adega por até 5 dias, envolta em pano embebido em vinagre;
  • não se deve guardar carcaça de ave com miudezas, pois o interior se deteriora mais rápido que a carne;
  • vegetais, produtos lácteos devem ser armazenados separadamente das preparações de carne;
  • cebola, cenoura e outros aditivos encurtam o prazo de validade da carne picada;
  • ensopado caseiro pode ser armazenado na geladeira por um mês sem preservação.

Ao comprar carne de frescor duvidoso, não guarde no freezer por mais de 2 dias e, ao cozinhá-la, frite bem ou cozinhe por muito tempo.Para descongelar os preparados de carne, eles são colocados na prateleira inferior da geladeira por 12 horas.Restaurantes conceituados usam carne fresca e resfriada em suas cozinhas. Este exemplo deve ser utilizado na preparação de pratos de carne na cozinha de casa.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha