Características técnicas do esmalte KO-8104, técnica de aplicação e consumo
O esmalte resistente ao calor KO-8104 é considerado uma substância exigida. A composição pode ser usada para estruturas expostas a temperaturas de até +600 graus. A substância é usada para pintar fornos, caldeiras, dutos. A composição aumenta a resistência dos produtos à ação de sais, óleos e derivados de petróleo. Além disso, a composição é usada para pintura decorativa de superfícies de concreto e tijolo.
Características do esmalte resistente ao calor KO-8104
O material tem características técnicas únicas. Portanto, tem uma ampla gama de aplicações. O esmalte é usado para pintar vários tipos de superfícies. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- Cimento de amianto, concreto, superfícies metálicas.
- Fachadas de edifícios. A composição pode ser aplicada em superfícies de gesso e concreto armado.
- Equipamento capacitivo usado para líquidos inflamáveis. A composição pode ser aplicada em telhados metálicos, tanques ferroviários, estruturas metálicas.
- Peças de motor, equipamentos de plantas químicas, tubulações.Também é permitido esmaltar fornos para queima de lixo, chaminés, colunas retificadoras, aquecedores.

Composição e forma de lançamento
O esmalte é uma suspensão de cargas e pigmentos em uma solução de resina de polifenilsiloxano modificada com um copolímero de metacrilato de butila e ácido metacrílico.
O produto pertence a tintas resistentes ao calor e esmaltes de organossilício. Um material refratário é obtido criando uma macromolécula de um composto de organossilício. É caracterizada por fortes ligações entre os átomos de silício e oxigênio.
As propriedades necessárias são alcançadas com componentes adicionais. Esses incluem:
- resinas epóxi;
- camadas de carboneto;
- componentes anticorrosivos;
- vernizes acrílicos;
- etilcelulose.
Para obter a tonalidade desejada, pigmentos especiais são adicionados à composição do esmalte. Eles também diferem em uma base resistente ao calor. Portanto, a sombra permanece brilhante mesmo sob a influência de altas temperaturas.
Na maioria dos casos, os corantes são aplicados a produtos de metal, pois os protegem de maneira confiável contra a corrosão. No entanto, é permitido tratar superfícies de concreto ou tijolo com o material, que deve ser operado em condições difíceis.

Tempo de secagem e durabilidade do revestimento
O tempo de secagem da tinta é influenciado pelo regime de temperatura. A +20 graus leva 2 horas, a +150 graus esse processo não leva mais que meia hora.
A resistência ao calor do material de grau "A" a uma temperatura de +400 graus é de pelo menos 3 horas. Os parâmetros de resistência ao calor do esmalte de grau B a +600 graus também atingem pelo menos 3 horas.
A resistência do esmalte à influência estática a uma temperatura de +20 graus difere dependendo do líquido:
- água - 96 horas;
- gasolina - 48 horas;
- óleo industrial - 48 horas.
Condições de armazenamento
Durante o armazenamento pode ocorrer a formação de um precipitado que se mistura facilmente, não se aplicando a sinais de rejeição. A vida útil garantida é de 1 ano.

Vantagens e desvantagens do esmalte
O uso de KO-8104 fornece proteção do material contra a influência de fatores externos. Nesse caso, a substância ajuda a manter a aparência da superfície a ser pintada. Após a aplicação do esmalte, forma-se uma película protetora na superfície, que não se deteriora sob a influência de altas ou baixas temperaturas.
Assim, o material tem as seguintes vantagens:
- a capacidade de dar à superfície uma aparência decorativa;
- resistência à influência de fatores externos;
- a possibilidade de manchar em quaisquer condições;
- a formação de uma película protetora na superfície do objeto pintado;
- Resistência aos raios UV - permite que a composição seja utilizada para aplicação em objetos externos;
- ampla gama de cores;
- Baixo consumo;
- preço baixo;
- proteção contra corrosão quando aplicado em superfícies metálicas;
- longa expectativa de vida.
Além disso, o material também tem algumas desvantagens. A principal desvantagem é considerada alta toxicidade ao secar a superfície pintada. Com contato prolongado com a substância, existe o risco de reações negativas semelhantes à intoxicação medicamentosa. Portanto, os especialistas aconselham trabalhar com um respirador. Isso é especialmente verdadeiro ao pintar superfícies internas.
Variedade de paleta e recomendações para a escolha
O material é versátil. Pode ser usado para pintar superfícies de concreto, pedra, tijolo e metal.Ao mesmo tempo, muitos tons são característicos do esmalte - verde, cinza, azul. Amarelo, azul e outras cores também estão à venda.
Para comprar um produto de qualidade, você deve ficar atento ao fabricante e ao prazo de validade. A consistência do esmalte também é importante.

técnica de aplicação
Para obter um revestimento uniforme, é necessário observar rigorosamente as regras de aplicação da substância.
Neste caso, é altamente recomendável prestar atenção à preparação da superfície.
Preparação da superfície
Para melhorar a adesão do material ao substrato, é necessária uma preparação adequada. Para isso, recomenda-se proceder da seguinte forma:
- Limpe as superfícies de poeira, sujeira, graxa, sais.
- Remova a ferrugem existente. Também é importante se livrar da tinta que não adere bem ao revestimento. Isso pode exigir a remoção de todo o corante ou a limpeza de fragmentos individuais.
- Execute a limpeza no grau St3, SA2-2.5. Isso é feito de acordo com os padrões.
- Antes de usar a tinta, desengordure com xileno ou solvente. Ao mesmo tempo, é necessário começar a pintar o mais tardar após 6 horas na rua ou após 24 horas em uma sala fechada.
Para obter um resultado de alta qualidade, uma base limpa e seca é um pré-requisito. Nesse caso, o material ficará uniforme e com alto grau de adesão.
Não importa a preparação do esmalte para a aplicação. Misture bem antes de usar. Isso ajudará a obter uma consistência uniforme e remover sedimentos. Então você tem que esperar mais 10 minutos. Este tempo é necessário para a liberação de bolhas de ar.
Antes de realizar qualquer trabalho, é importante realizar medições de controle. Neste caso, os parâmetros de viscosidade devem ser os seguintes:
- com spray pneumático - 17-25 segundos;
- ao pulverizar sem ar - 30-45 segundos;
- quando aplicado com pincel ou rolo - 25-35 segundos.
O parâmetro é determinado usando um viscosímetro VZ-4, que possui um bico de 4 mm. Nesse caso, a temperatura deve estar próxima da temperatura ambiente e ser de +20 graus. Se os parâmetros de viscosidade forem excedidos, o esmalte deve ser misturado com ácido ou ortoxileno. No entanto, a quantidade de solvente não deve exceder 30%.
Se precisar fazer uma pausa na pintura, recomenda-se fechar bem o recipiente com esmalte. Em seguida, o material deve ser misturado novamente e aguardar 10 minutos.

Métodos de coloração
É necessário aplicar o esmalte em 2 camadas. Para isso, é permitido o uso de pincel, rolo ou pulverizador pneumático. Também é aceitável usar o método de pulverização sem ar. O produto pode ser aplicado em um campo eletrostático.
Ao trabalhar, vale a pena fornecer as seguintes condições:
- Umidade - não mais que 80%.
- Temperatura - de -30 a +40 graus. Ao trabalhar em condições frias, é importante garantir que a temperatura da superfície esteja pelo menos 3 graus acima do ponto de orvalho. Isso ajudará a evitar a formação de gelo e crostas de gelo na superfície.
- A folga entre o bico de pulverização e a base no caso de atomização pneumática é de 20 a 30 centímetros. Nesse caso, o diâmetro do bico deve ser de 1,8 a 2,5 mm.
Locais, bordas e costuras de difícil acesso devem ser pintados com pincel.Nesse caso, as superfícies metálicas devem ser pintadas em 2-3 camadas. Isso é feito transversalmente. Cada camada deve secar por 30 minutos a 3 horas.
O tempo específico é determinado pelos indicadores de temperatura. Com valores negativos, o tempo de secagem pode aumentar de 2 a 3 vezes. Recomenda-se pintar rebocos de concreto, cimento e gesso em 3 camadas.
O último passo
Recomenda-se secar o revestimento final a uma temperatura de +20 graus. O endurecimento total ocorre durante a operação. A secagem por calor também é aceitável. Primeiro, vale a pena manter a superfície por 30 minutos em temperatura ambiente, depois aumentar os parâmetros em 3,5 graus por minuto. Recomenda-se fazer isso por uma hora.
Se durante a operação a superfície for exposta à influência de óleo, soluções salinas, gasolina ou outras substâncias, vale a pena secar em estado quente por 15 a 20 minutos. Nesse caso, o regime de temperatura deve ser de + 250-400 graus.
O revestimento acabado tem, em média, uma espessura de 40 a 50 micrômetros. O número de camadas é determinado pelo método de aplicação e pela espessura total do revestimento. É permitido operar e transportar os produtos após 3 dias.
Consumo de esmalte por metro quadrado
O revestimento de camada única de produtos usados em temperaturas acima de +600 graus requer o uso de 130-150 gramas de esmalte por metro quadrado. Se a superfície for planejada para funcionar em temperaturas de até +150 graus, vale a pena usar 150-180 gramas da substância.

Medidas de precaução
O esmalte é considerado um material tóxico. Portanto, é melhor pintar os produtos em áreas abertas ou bem ventiladas. O uso de equipamentos de proteção individual também é importante.
O esmalte KO-8104 é considerado um material bastante popular que possui excelentes características técnicas. Para obter um revestimento de alta qualidade, é importante seguir rigorosamente as regras de aplicação da substância.


